Conheça os vencedores dos Prêmios Estrela Dstv Eutelsat 2018

437

Realizou-se no dia 27 de Novembro de 2018, pelas 10:00 no Hotel Trópico em Luanda a Cerimónia de entrega de Prémios referentes à 8ªEdição do Concurso Estrelas Dstv Eutelsat, o mesmo destina-se aos estudantes do ensino secundário entre os 14 e 19 anos por todo continente Africano.

Foram premiados na avaliação nacional (Angola) três estudantes, sendo dois na categoria Redação e um na categoria Cartaz.

Silvano Nelumbo José de 16 anos, estudante do Magistério Patrice Lumumba da província do Namibe foi o Vencedor da categoria Cartaz, com um projecto voltado para o sector das energias renováveis. Trata-se de um Satélite capaz de capturar energia proveniente do Sol e retransmiti-la para uma estação base em terra para processamento e posterior distribuição.

Enquanto que na categoria de Redação o Vencedor foi Albino Magalhães de 19 anos estudante do Instituto Politécnico Hamba, da província do Kwanza Sul cuja redação apresentava três ideias:

  • Saúde – dispositivo para realização de exames médicos com comunicação via Satélite.
  • Segurança Rodoviária – dispositivo capaz de disponibilizar informações de trânsito e não só em tempo real.
  • Segurança Pública – sistema de monitoramento via Satélite para zonas fronteiriças.

Na mesma categoria, foi atribuído o segundo lugar para a estudante Ana Imilde de Paula Teixeira de 16 anos, estudante da escola Árvore da Felicidade da província de Luanda pela sua redação que apresentava duas ideias:

  • Satélite de Manutenção – capaz de se acoplar a outro em orbita para executar operações de abastecimento e actualizações.
  • Satélite de Recolha de Lixo – capaz de percorrer o espaço, fazendo a colecta de lixo espacial como outros satélites já em desuso que por vezes representam perigo para os astronautas e outros satélites, etc.

Os prêmios atribuídos foram:

1º Lugar

  • Descodificador Explora com instalação certificada e 1 ano de subscrição do pacote BUÉ
  • Computador Portátil

2º Lugar

  • Descodificador HD com instalação certificada e 1 ano de subscrição do pacote BUÉ
  • Smartphone

Professores que tutoraram os trabalhos são premiados(agradecimento) com 1 tablet e as escolas dos primeiros classificados também recebem um descodificador com instalação certificada e 1 ano de subscrição.

“Os estudantes têm provado ao longo destas 8 edições que as tecnologias fazem parte de suas vidas e que aquilo que aprendem na escola, no que toca a tecnologias de Satélites tem sido posto em prática aqui (em concurso), daí considerar positiva a participação de todos envolvidos no processo”. – Giza Custódio, Membro do Júri

“O objectivo do concurso e estimular os jovens a pensarem deforma criativa e inovadora sobre a utilização de Satélites”. – Estefânia Souza, Dstv

A mesa do Júri para a avaliação nacional foi composta por:

  •  Dr. Gabriel Miguel em representação do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia.
  • Dr. Giza Custódio em representação do Ministério da Educação.
  • Dr. Amaro João em representação do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação.
  • Drª. Fuamau Narciso em representação da Rede de Mediatecas.

Ouça a entrevista com os participantes:


Artigo escrito por Joaquim Agostinho para o MenosFios.com