Conheça o Telegram, um concorrente de peso para o Whatsapp

5165

Logótipo do Telegram

Há umas semanas disseram-me para testar um aplicativo que prometia substituir o Whatsapp daqui a algum tempo. Claro que hesitei de início. Tenho o Viber, Skype, Snapchat, WeChat, Line Messenger… e agora testar esse novato “Telegram“.

O nome é original e a descrição do aplicativo convenceu-me logo. Segundo os criadores, eles querem devolver a “privacidade” às comunicações instantâneas.

Após instalar o aplicativo poderão notar que temos um passo para a verificação do nosso número por meio de uma sms. Muito semelhante a um tal de Whatsapp, certo?

Já agora, podíamos fazer uma descrição de cada janela do aplicativo, de cada serviço que ele pode oferecer, mas no final teríamos de dizer “tal como o Whatsapp”. Então vamos a uma abordagem diferente:

O que o Telegram tem de especial?
  • Possibilidade de criar grupos com 200 participantes ( contra os 50 do Whatsapp)
  • Chats privados ( em que as mensagens são criptografadas, cada usuário tem uma chave de autenticação e só eles poderão ler as mensagens)
  • Mensagens com data de expiração – sim, uma funcionalidade que ficou famosa no Snapchat, enviamos uma mensagem e definimos quanto tempo poderá ficar activa, até desaparecer para sempre.
  • Definir notificações para cada contacto – um modo rápido de não ser incomodado num certo período de tempo.
Pontos negativos?
  • Não suporta mensagens de voz ( ponto para o Whatsapp)
  • Por ser um projecto relativamente novo, a equipe do Telegram ainda não estava pronta para a quantidade de usuários que aderiram ao sistema, então, em alguns casos poderão sentir um atraso na sincronização de novos contactos.
  • Disponível apenas para iPhone‘s e dispositivos com Android ( outro ponto para o Whatsapp que funciona até em telemóveis com Symbian)
  • Para finalizar: ainda não tem suporte para a língua portuguesa, ou seja, terão de entender os menus em Inglês.
Imagens do Telegram
Conclusão

Embora não haja nenhum motivo para sair a correr do Whatsapp, é sempre bom ter uma alternativa (nesse caso temos umas 5), o Telegram cumpre com os requisitos de um aplicativo de comunicação inter-plataformas.

Nos últimos dias o aplicativo tem ganho simpatizantes em Angola, basta ver pelo número de citações nas redes sociais. Portanto, se os números continuarem a crescer dessa forma, estamos em presença de mais um caso de sucesso.

Download Gratuito

1 COMENTÁRIO

  1. Muito porreiro gostei do App, e ate descobri hoje aqui algumas funcionalidades que não sabia.
    * Chats privados ( em que as mensagens criptografadas, cada usuário tem uma chave de autenticação e só eles poderão ler as mensagens)
    * Mensagens com data de expiração.
    * Definir notificações para cada contacto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui