Consultório MenosFios: Conheça os hackers e as suas “categorias”

755

Dentro do universo hacker, é muito normal encontrarmos definições específicas. No episódio de hoje do Consultório MenosFios vamos mostrar algumas delas e prepare-se: eles não saem da Deep Web.

Cracker: é a denominação mais comum difundida pela cultura hacker, onde ela é usada para diferenciar aqueles que seguem uma postura ética dos outros, que invadem sistemas de segurança para fins criminosos. Em outros fóruns eles são chamados também de “black hat”, tradução literal de “chápeu preto” em inglês.

White Hat: é, como podem deduzir, um grupo de hacker do “do bem”. Sempre dentro dos limites da lei, eles procuram encontrar brechas em sistemas de segurança e onde depois comunicam os responsáveis. Na sua maior parte eles trabalham em empresas dedicadas a isso. Os mais antigos e lendários também são chamados de “gurus”.

MAIS: Hackers atacam o Banco Central da Zâmbia

Newbie: é a primeira categoria dos hackers. São os aprendizes, que ainda não têm todas as capacidades de invasão para agir de forma rápida e eficiente. Normalmente aparecem nos fóruns, fazendo perguntas simples com intuito de encontrarem as melhores respostas. Certas pessoas os chamam também de “wanabe”, em inglês algo como  “querer ser”.

Hacktivist: é uma junção dos termos “hacker” e “ativista”, ondem actuam a partir de uma ideologia politica, promovendo sempre o “ciberativismo”. O grupo de hackativistas mais famoso do mundo é o Anonymous.

Lamer: esse termo veio através de uma brincadeira criada por grupos mais experientes para “trolar” aqueles que contam histórias incríveis de “invasões”, “ataques”, entre outras formas de phishing, mas apenas navegam pela web como qualquer um e não sabem nada. São também chamados de “hackers de araque”, isto é, um “aracker”.

_______________________________________________________________________

Essa foi a análise da nossa redacção sobre as categorias dos hackers. Agora, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.

Falamos do email criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui