Hackers atacam o Banco Central da Zâmbia

0
442

O Banco da Zâmbia, o banco central do país, tornou-se o mais recente alvo de criminosos cibernéticos depois que os seus sistemas de TI e alguns aplicativos foram invadidos recentemente e resultaram na interrupção das operadoras no mercado de serviços financeiros.

O incidente ocorreu em meio a alertas da Autoridade de Tecnologia da Informação e Comunicação da Zâmbia (ZICTA) sobre um aumento no crime cibernético, visando especificamente o mercado de serviços financeiros do país.

O regulador identificou o aumento da adoção e uso da internet como um factor contribuinte. O Director Adjunto do Banco da Zâmbia responsável pela comunicação, Besnart Mwanza, disse que o Banco sofreu uma interrupção parcial dos seus sistemas e aplicações de TI.

“A interrupção que afectou alguns sistemas do banco, como o sistema de monitoramento da casa de câmbio e o site, emanou de um suposto incidente de segurança cibernética”, disse Mwanza.

MAIS: FBI acusa hackers norte-coreanos de roubarem USD 620 milhões em criptomoedas

Recentemente, o governador do Banco da Zâmbia, Denny Kalyalya, enfatizou a necessidade da Zâmbia aumentar a conscientização sobre segurança cibernética para proteger melhor os consumidores de serviços financeiros digitais. Kalyalya disse que a inclusão financeira geral do país aumentou de 37,3% em 2009 para 69,4% em 2020.

“Ainda existem alguns desafios que devemos enfrentar para explorar plenamente o potencial dos sistemas de pagamento digital em nível nacional e regional. Áreas específicas que serão importantes para nós abordarmos é a prevalência de incidências de fraude relacionadas a serviços financeiros digitais. É imperativo que a fraude cibernética seja abordada para garantir que os ganhos obtidos até agora na inclusão financeira sejam mantidos e aprimorados. Temos à nossa disposição várias ferramentas para enfrentar esse desafio, incluindo o investimento em sistemas e aplicativos seguros, conscientização do consumidor e compartilhamento de conhecimento,” disse KaIyaIya.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui