Tek MenosFios: Navegando na Deep Web (Episódio 03)

0
400

Nerds, Makers, Techies, Geeks. Não importa a ordem, mas nos últimos anos qualquer pessoas que ostente algum desses rótulos de gênero deixou de ser um “esquisitão“, que anteriormente era um estereótipo rejeitado pelos grupos mais populares de uma sociedade civil. Mas tem agora uma outra palavra, que é carregada de sinónimos bons e ruins, e que explica muito bem a força de uma turma: Hacker.

A primeira vista, para a maioria das pessoas em geral, salta a vista um criminoso, que invade computadores para roubar informações valiosas e causar transtornos. Mas, acredite: o significado original do termo não tem nada a ver com invasões ou ataques cibernéticos. Em inglês, o verbo “hack” tem uma tradução como lanhar, cortar, romper, isto é, desmontar e refazer alguma coisa de forma rapidamente, com menos peças e de um jeito que ela funcione melhor do que era antes.

Nos anos de 1950, um grupo de estudantes do MIT denominados “Tech Model Railroad Club” (TMRC) reunia-se frequentemente para discutir formas de automatizar o funcionamento de trens em miniatura. Pra esse grupo insólito, “hack” significava uma forma muito boa e eficaz de raciocinar, como “resolver um problema com agilidade e elegância“. Durante os seus 60 anos de existência, o TMRC sempre negou a associação indevida do hacker como um ladrão ou vândalo.

 

CURIOSIDADE EM QUALQUER CANTO

Eric Raymond, escritor famoso e que em 1998 escreveu o conecituado livro “Hacker Howto”, falou sobre o que é que está envolvido nessa filosofia, bem como na sua forma de agir.

A mentalidade hacker não é confinada a esta cultura do hacker-de-software. Há pessoas que aplicam a atitude hacker em outras coisas, como eletrônica ou música – na verdade você pode encontrá-las nos níveis mais altos de qualquer ciência ou arte“, escreveu Raymond.

Na mesma senda de conversa foi o que Jeff Potter, pesquisador em ciência de computação, disse no seu livro “Cooking for Geeks”, onde mostrou a sua visão de “pensamento hacker”, definindo que alimenta uma curiosidade sem fim sobre o funcionamento das coisas. Potter ainda falou sobre as soluções a partir do uso inteligente da tecnologia.

A mistura do “como” com o “por que” também pode funcionar em um ambiente onde panelas e receitas podem ser interpretadas como hardware e software.

Alguns dos melhores hacks começam como formas seguras e estáveis de resolver problemas inesperados, e ser capaz de ver essas soluções é o que significa pensar como um hacker“, escreve Potter.

 

EMBATE ENTRE O BEM E O MAL

Como a palavra “hackear” significa “bater com força e reordenar os pedaços”, como já falamos no episódio anterior, podemos expandir essa idéia em quaisquer áreas. Afinal, se o nosso conhecimento é construído por pedaços de informação, que tal estimularmos formas de encontrar, organizar e espalhar esses pedaços por aí?

Em suma, a cultura hacker tem a ver com a nossa relação com a informação em um mundo 100% digital. Agir como um deles significa dar um passo além daquela “surfada básica” na web, mas sim explorar o oceano como se ele fosse feito com “peças de Lego”. Ser hacker é uma forma incrível de quebrar paradigmas e resolver alguns dos muitos problemas do mundo actual. Mas é como naquele clichê do Homem-Aranha: “grandes poderes nos trazem grandes responsabilidade“.

 

Eis os episódios anteriores.

Episódio 01.

Episódio 02.

________________________________________________________________

Esse foi o episódio Tek MenosFios: Navegando na Deep Web dessa semana, onde esperamos que seja útil para todo e qualquer pessoa que queira saber mais sobre a Deep Web. Agora, pedimos que os nossos leitores a comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao Tek Menos Fios.

Falamos do e-mail criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui