Depois de 10 anos a sonda Rosetta atinge a órbita

0
1604

 rosetta

Finalmente 10 anos depois de ter sido enviada ao espaço a sonda europeia Rosetta chegou nesta quarta-feira ao histórico encontro com o cometa Churyumov Guerasimenko a 400 milhões de quilômetros da Terra. Na manhã desta Quarta-feira, 06/08, a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) informou que será posto em funcionamento o motor para realizar uma manobra principal. Passados 6 minutos e 26 segundos, a sonda deverá ser colocada com segurança em órbita a uns 100 quilômetros da superfície do cometa. A ESA explicou que a fase de aproximação será concluída a esta distância, significando que o aparelho tenha atingido o cometa.

Aparelhos espaciais passaram em repetidas ocasiões ao largo de vários cometas sem que nenhum deles os orbitasse. De acordo com um representante da agência responsável pelo programa de voos no âmbito da missão Rosetta, o objetivo principal da fase atual do projeto é estudar as caraterísticas do corpo espacial. Isso permitirá que os especialistas se preparem para a fase fulcral do projeto – a busca de um ponto na superfície do cometa para pousar o módulo Philae.

Espera-se que o pouso do módulo Philae seja realizado em Novembro de 2014. Uma vez na superfície do cometa, o Philae irá estudar o ambiente e o solo deste. Os dados científicos obtidos graças a este projeto se tornarão uma contribuição valiosa para o estudo dos estágios iniciais da existência do Universo.

Este passo está marcado com um dos projectos mais ambiciosos já desenvolvidos pela agência espacial europeia esperamos que brevemente África possa evoluir em vários projectos para exploração espacial.

[Fonte]: Voz da Rússia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here