Depois de 6 anos, as vendas dos computadores voltaram a crescer

1068

Já faz algum tempo que a venda dos computadores baixaram muito, isso sensivelmente a 6 anos atrás. Mas parece que as coisas estão a mudar, depois deste tempo todo pela primeira vez as vendas dos computadores começaram a subir.

Essa informação foi avançada pelas empresas de pesquisa de mercado Gartner e IDC, que concordam que o mercado de computadores cresceu no segundo trimestre de 2018. A empresa IDC garantiu que o mercado teve um aumento de 2,7% e a Gartner um crescimento mais modesto de 1,4%.

A IDC revelou pela primeira vez que o mercado de PCs estava estabilizar-se e mostrar um crescimento potencial no ano passado, mas tanto a Gartner quanto a IDC rastreiam as remessas de PCs de maneira diferente.

Como ambas as empresas efectuam essa avaliação?

Os dados da IDC incluem, de forma crucial, os Chromebooks e excluem tablets com Windows, incluindo dispositivos com um teclado destacável, como o Surface Pro. A Gartner considera os tablets baseados no Windows como PCs e exclui os Chromebooks ou tablets que não são baseados no Windows.

Actualmente, os Chromebooks parecem estar a impulsionar o crescimento de alguns PCs no ano passado, mas agora que o Gartner está monitorizar o crescimento geral, está claro que isso também é feito em PCs ou Macs comuns do Windows, e não apenas em tablets Android ou Chromebooks. Este é o primeiro crescimento de vendas de PC ano após ano desde o primeiro trimestre de 2012.

Quais são empresas que estão a comandar o mercado?

A HP, Lenovo, Dell, Apple e a Acer cresceram nos negócios de PCs no trimestre recente, com os concorrentes continuando a enfraquecer. É claro que os cinco principais fabricantes continuarão a dominar o mercado, já que as vendas de computadores parecem estar se estabilizar após anos de queda.