EMIS vai implementar um novo sistema de cartões de débito

6671

Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), vai implementar um novo sistema denominado EMV “Chip and PIN” (código e chip), que visa substituir o actual que funciona com banda magnética e garantir maior protecção contra fraudes nas transações domésticas.

De acordo com o director do departamento de produção e controlo de fraudes da empresa, António Vigário, que falava na Feira Internacional de Luanda (FILDA), explicou que os bancos angolanos vão, com a implantação dos novos cartões, trocar gradualmente mais de 4 milhões de cartões de débito da rede inter-bancária ‘multicaixa’, que funcionam apenas com banda magnética.

Segundo dados da EMIS, o número de cartões “multicaixa” válidos atingiu no final do ano passado os 5,86 milhões, dos quais 4,16 milhões activos, sendo por isso utilizados regularmente. Em 2010, a rede “multicaixa” angolana contava com apenas 2 milhões de cartões válidos, dos quais 1,3 milhões activos, pelo que no espaço de oito anos foi acumulado um crescimento de 190%.

Em Angola, segundo a EMIS, existiam em funcionamento no final de 2017 um total de 3.026 caixa automáticas, mais 115 face ao ano anterior. Estavam ainda registados, em Dezembro do ano passado, 77.244 Terminais de Pagamento Automático (TPA), que podem ser utilizados com os mesmos cartões “multicaixa” e em todo o tipo de comércios e serviços, emitidos pelos mais de 25 bancos que operam no país, representando neste caso um crescimento de 10.000 terminais no espaço de um ano.

António Vigário não avançou prazos concretos para a implantação do sistema ou valores envolvidos neste negócio. Entretanto, disse que houve um aumento no número de transacções em ATMs nos últimos seis meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui