Digitalização entre os principais motivos para demissões na banca comercial

1541

A digitalização dos meios operacionais foi um dos principais motivos para a queda no número de trabalhadores na banca comercial angolana, liderados pelos bancos BPC e pelo BCI que, juntos, são responsáveis pela saída de 801 funcionários no último ano.

Segundo o jornal Expansão, a banca comercial demitiu 1.135 trabalhadores em 2022, com base nos relatórios e contas de um conjunto de 20 bancos, sendo a modernização do sector no sentido da digitalização no pós-Covid o principal motivo para as respectivas demissões. Só nos últimos cinco anos, o sector bancário já perdeu 3.669 funcionários.

Na base destas saídas face a 2022 estão ainda os processos de reestruturação em curso na banca, liderados pelos bancos BPC, BCI e Económico, bem como o processo de digitalização e o encerramento de dois bancos, nomeadamente o BMF e o Prestígio.

MAIS: Bancos nacionais não cumprem regra que prevê transferências aos fins-de-semana

Para Noelma Viegas D”Abreu, da academia BAI, entende que se trata de uma redução natural, da diminuição da necessidade de profissionais para o exercício de algumas funções na banca, especialmente ao nível do atendimento, ao balcão.

Grande parte das operações bancárias faz-se, atualmente, sem necessidade de deslocação às agências bancárias. Logo, o fenómeno da digitalização, mesmo num país como o nosso onde há ainda muito por fazer, do ponto de vista da literacia financeira, a transformação digital é a principal razão. A utilização do telemóvel para o levantamento de dinheiro sem cartão, só para citar um exemplo de evolução, foi um salto gigante de aceleração de processos e de vantagens da tecnologia, da inteligência artificial que impacta sobre os serviços bancários“, enfatizou.

Ainda nesta senda, o avanço no uso da tecnologia e da Inteligência Artificial (IA) tem levantado diversas questões sobre o impacto desta tecnologia nas profissões. Apesar de haver especialistas que afirmam que a IA não pode substituir o trabalho humano, há profissões em risco de desaparecer nos próximos 5 anos.

Clica aqui e saiba quais são as profissões em causa e se a sua está em risco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui