Disponibilidade de Internet cresceu consideravelmente em Angola

1010

É bem verdade que, o mercado das telecomunicações em Angola cresceu bastante comparando com o que havia nos últimos dez anos, com a instalação de redes nacionais e internacionais, acabamos por superar agora alguns os países vizinhos da SADC.

A disponibilidade de serviços de Internet da Angola Cables, desde 2012 até a presente data, cresceu dez vezes mais ao passar de 1,5 para mais de 12 Gbps de capacidade internacional de tráfego em Angola. Segundo António Nunes (PCA da Angola Cables), Com essa disponibilidade de Internet, o mercado das telecomunicações angolano tornou-se uma referência na região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, sigla inglesa).

António Nunes referiu que as constantes quebras que se registam no sinal de Internet no país tem a ver com a falta de entidades provedores de serviços de Internet nas comunidades e da pouca adesão aos serviços por parte de empresas que operam no sector das telecomunicações. Reconheceu ainda, por outro lado, que apesar do crescimento registado na oferta de internet, a qualidade dos serviços de telecomunicações em Angola ainda estão aquém do desejado, comparativamente aos mercados de países desenvolvidos.

Para superar esse défice, sugeriu, é necessário que os operadores nacionais adquiram capacidades suficientes de empresas como Angola Cables, que dispõe de oferta suficiente para atender a procura do mercado. Advogou também a necessidade de se potenciar o ecossistema digital, dando uma atenção especial às inovações dos agentes do sector, bem como criar uma relação de parceria/cooperação nacional, visando a melhoria dos serviços de telecomunicações no país.