É oficial: tabela periódica tem novos elementos

237

tabela-periodica-menosfios

De certeza que muitos estudantes que tiveram a disciplina de química ainda poderão lembrar-se de que por baixo da tabela periódica havia um espaço livre do lado direito, agora esse espaço vai deixar de existir visto que serão adicionado mais quatro novos elementos na tabela periódica.

Este incremento, aconteceu visto que a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) aceitou oficialmente quatro novos elementos pesados para serem incluídos na tabela tabela periódica. Esses novos elementos foram descobertos por investigadores da Rússia, EUA, e Japão.

Os quatro novos elementos pesados da tabela periódica têm respectivamente os números  113, 115, 117 e118. Vale lembrar que, o número atómico é o que define um elemento químico, e ele é determinado pelo número de protões no seu núcleo. Estes novos elementos receberam respectivamente os nomes (em inglês) de Nihonium, Moscovium, Tennessine e Oganesson.

É importante ainda salientar que, os investigadores sintetizaram os novos elementos entre 2002 e 2010, mas foi apenas em  Dezembro de 2015 que a União Internacional de Química Pura e Aplicada reconheceu oficialmente as descobertas.