Edward Snowden cria um aplicativo que protege smartphone

8547

Edward Snowden é conhecido por revelar programas de espionagem da Agência de Segurança dos Estados Unidos (NSA). Mas seu próximo projecto tem como objectivo fazer com que os cidadãos sintam-se mais seguros. Um aplicativo criado por ele, chamado Haven, transforma smartphones com sistema operacional Android em um sistema anti-espionagem.

Segundo o ex-analista, o aplicativo foi feito para jornalistas investigativos, defensores de direitos humanos e pessoas que se sentem ameaçadas. Ele foi projectado para ser usado em um segundo smartphone, que pode ser deixado perto das posses que um usuário deseja monitorar.

É possível programar o aparelho para começar a gravar ou tirar fotos se alguém entrar no quarto. Essas gravações podem ser enviadas com segurança para seu telemóvel pessoal. Os usuários inclusive podem usar programas para criptografar essas informações. Assim, é possível ter controle total sobre essa comunicação.

Por enquanto, a novidade só está disponível para plataformas com Android, por meio do Google Play.

A ideia é simples: você instala o aplicativo em um telemóvel barato e o coloca em algum lugar que você quer monitorar. Vamos supor que você está em um hotel em Hong Kong, com medo de que alguém esteja espionando suas acções. O que você faz? Instala Haven em um smartphone, disse o Snowden.

Edward Snowden não está a colaborar com esse projecto por acaso. Ele vive em um exílio em Moscovo, na Rússia, desde 2013, depois de revelar ao mundo o esquema de monitoramento em massa promovido pelo governo dos EUA por meio da NSA.