EMIS revela dados das transacções pela rede multicaixa em 2017

0
2909

A rede multicaixa de certeza é um dos sistemas que os Angolanos e não só usam para efectuarem as suas transacções bancarias. Tendo sido registadas, em 2017, mais de 500 mil transacções por minuto, um acréscimo de 84 mil transacções face ao de 2016.

Segundo o relatório anual da Empresa Interbancária de Serviços, S.A. (EMIS), registou-se durante o ano económico de 2017 mais de 270 milhões de transacções comerciais na rede Multicaixa em todo o território nacional.

De acordo com o relatório da empresa respeitante ao último exercício, mais de 4 milhões de angolanos usaram o Multicaixa durante o mês de Dezembro do ano transacto, o que se traduziu num aumento das transacções na ordem dos 17% comparativamente ao ano de 2016.

Segundo dados contidos no último relatório da Marktest Angola (empresa especializada em estudos de mercado para o sector financeiro), 86% dos clientes bancários utilizam o cartão multicaixa, estando este directamente associado ao aumento da taxa de bancarização em Angola de acordo com o BNA a taxa de bancarização de Angola duplicou nos últimos dois anos situando-se em 2016 nos 63%, quando em 2014 era de 30%.

Se considerarmos apenas os cidadãos com mais de 20 anos o nível de bancarização aumenta substancialmente, na ordem dos 72,4%, em parte devido à diversidade de serviços hoje disponibilizados nos ATM e TPA. Segurança, simplicidade, eficiência e rapidez nas transacções são apontadas como estando na base do aumento considerável do número de pagamentos através dos Multicaixa.

Tens sido um utilizador assíduo do multicaixa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here