Empresa ligada a Apple alvo de ataque. Hackers pedem resgate de USD 50 milhões

0
1085

Enquanto a Apple revelava a sua mais nova linha de iPads e novos iMacs chamativos na terça-feira, um dos seus principais fornecedores estava a sofrer um ataque de ransomware de uma operadora russa que alega ter roubado projectos dos productos mais recentes da empresa norte-americana.

O grupo de ransomware REvil, também conhecido como Sodinokibi, publicou um blog no seu site na terça-feira no qual afirma ter se infiltrado na rede de computadores da Quanta Computer Inc. A empresa com sede em Taiwan é um fornecedor importante da Apple, principalmente de manufactura de Macbooks. Da mesma forma, produz bens para empresas como HP Inc. , Facebook Inc. e Alphabet Inc. Google.

Segundo o BleepingComputer, os cibercriminosos ameaçam divulgar os documentos online caso um resgate de 50 milhões de dólares não seja pago pela Quanta. O prazo para que a empresa não pague o valor é 27 de abril. Como a organização se recusou a entrar em contacto com o grupo, as ameaças voltaram-se para a Apple, que teria até 01 de maio para “recomprar” os dados. Novos arquivos serão divulgados diariamente na Dark Net até a data limite do resgate.

Ransomware é um tipo de código malicioso que normalmente criptografa os dados da vítima ou a rede de computadores. Os hackers então exigem um resgate para descriptografar as informações ou uma promessa dos hackers de não vender os documentos secretos. A REvil é o mesmo grupo que executou um ataque de ransomware em 2020 contra um escritório de advocacia que eles alegaram que representou algumas das empresas de televisão de Donald Trump.

A Quanta reconheceu ter sido alvo de um ataque, mas não explicou detalhes sobre o ocorrido ou divulgou informações sobre os dados roubados.“A equipa de segurança de informação da Quanta Computer trabalhou com especialistas externos de TI em resposta a ataques informáticos num pequeno número de servidores Quanta”, afirmou a empresa numa nota enviada à Bloomberg.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here