Como uma VPN bloqueia o rastreamento de seu dispositivo iOS

0
875

Não se trata apenas de uma propaganda paranóica do medo ou de notícias falsas: os aplicativos do seu telefone estão rastreando você e gravando muitos metadados no processo.

Às vezes, isso é para melhorar a funcionalidade dos aplicativos, enquanto outras vezes é para fins mais nefastos. Seja qual for o caso, fique atento para aprender como manter a privacidade de seu dispositivo iOS com uma rede de VPN móvel.

Os dados são a mais nova forma de moeda online. Empresas em todo o mundo pagarão caro por bancos de dados repletos de informações do usuário. Eles querem saber quem somos, quais produtos compramos, de quem somos amigos, onde tomamos nosso café da manhã e assim por diante.

Isso criou um enorme mercado para a captura de dados do usuário da maneira mais silenciosa e eficiente possível.

Mas, é possível evitar isso tudo, protegendo seu iOS seguindo alguns dos seguintes passos:

Comece com uma boa VPN

Nada protege seus dados melhor do que uma boa VPN. As redes privadas virtuais criptografam tudo o que sai do seu dispositivo iOS, tornando impossível para terceiros ver o que você está baixando ou descobrir quais sites você visita.

Isso constrói uma base sólida de anonimato e, muitas vezes, é tudo de que você precisa para interromper os esforços de rastreamento.

Escolher a melhor VPN móvel não é uma tarefa fácil. Recentemente, testamos a PIA VPN, que passou em nossos testes de segurança com louvor, e com certeza PIA iOS VPN iria proteger seu dispositivo iOS assim como protegeu o nosso!

Mas, a segurança de seu dispositivo iOS não param por aí. Veja outras dicas importantes a serem seguidas:

Mude seus hábitos de privacidade

É tentador culpar todas as questões de privacidade em corporações ávidas ou governos gananciosos, mas no final do dia, o elo mais fraco em sua privacidade online é você mesmo.

O modo como você usa seu dispositivo iOS pode colocá-lo em mais perigo do que uma dúzia de aplicativos sorrateiros. Ao restringir seus padrões pessoais, você pode obter uma quantidade surpreendente de anonimato e segurança.

Gerenciar permissões de aplicativos

Os dispositivos Android que executam versões mais recentes do sistema operacional têm um recurso maravilhoso que distribui as permissões do aplicativo por solicitação.

Se você baixar um programa de calendário, por exemplo, poderá comprá-lo e instalá-lo imediatamente. Assim que você executá-lo, o sistema notifica você sobre quaisquer permissões que o aplicativo esteja tentando acessar.

Você pode então permitir ou negar cada permissão individualmente. Você também verá este aviso sempre que um aplicativo tentar acessar algo novo protegido pelas políticas de privacidade do Android.

Se você acidentalmente aceitou uma solicitação de permissão, ou se deseja editar as permissões de aplicativos existentes, basta abrir sua página de configurações do Android tocando no ícone de engrenagem e, em seguida, escolher Aplicativos, seguido de Permissões do aplicativo. Isso permite que você acesse e alterne as configurações de cada software instalado no telefone.

Proprietários de iOS não poderão usar as mesmas solicitações de permissão de aplicativos que os usuários de Android podem. No entanto, se você usar um dispositivo iPhone ou iPad, o sistema operacional bloqueia muitas dessas tentativas ilícitas automaticamente.

Alternar motores de busca

Os mecanismos de pesquisa são os segundos maiores coletores de dados pessoais, atrás apenas dos meios de comunicação sociais.

Cada consulta que você insere, seja digitando ou usando comandos de voz, é registrada e associada à sua conta. O Google é famoso por apresentar alguns dos detalhes íntimos que conhece sobre seus usuários. Se você saiu para uma caminhada esta tarde com um telefone no bolso, o Google provavelmente sabe disso.

A melhor maneira de evitar esse problema de rastreamento é parar de usar mecanismos de pesquisa que monitoram suas informações.

O exemplo mais famoso disso é DuckDuckGo. Esse mecanismo de busca possui aplicativos para dispositivos móveis, bem como uma página de busca simples disponível em qualquer navegador. Ao usar o motor de busca alternativo, você pode fazer pesquisas na web sem se preocupar com ninguém rastreando suas atividades.

Conclusão

Impedir que os aplicativos rastreiem sua localização e sua atividade online exige um pouco de paciência e muito esforço.

Ao evitar práticas inadequadas e aos poucos incorporar aplicativos mais preocupados com a segurança em sua rotina, você pode impedir que as empresas saibam todos os detalhes sobre sua vida e manter seu dispositivo iOS seguro.

Siga nossas dicas expostas, e sua segurança online aumentará consideravelmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here