Como escolher o Domínio ideal para o site da sua empresa ou negócio?

1562

Para explicarmos os aspectos a se ter em conta na escolha de um domínio, devemos a principio explicar que, um domínio é um nome de fácil memorização e que serve para localizar e identificar computadores na Internet.

Infelizmente muitas empresas ainda não perceberam, a enorme influência que a escolha do nome do domínio terá sobre as visitas no website. Um bom nome que possa ser memorizado pelo seu ou público alvo trará benefícios a longo prazo, e permitirá que o site seja encontrado facilmente. Por outro lado, uma escolha mal feita trará prejuízos ao negócio.

Devemos aqui admitir primeiramente que, não existe uma fórmula mágica para a escolha do melhor domínio para o site porém, deve seguir algumas regras  básicas para fazer uma escolha sensata  e racional.

Adicionalmente, uma empresa poderá ter vários domínios que apontam para um único site. Neste caso, cada domínio apresentará sempre o mesmo conteúdo. A maioria dos negócios bem sucedidos na Internet usa esta estratégia  para garantir que o site seja sempre encontrado, ou seja, registam diversos domínios para um único site.

Quais são as regras que devo seguir para escolher o domínio da minha empresa ou negócio? 

1) O domínio deve ser sua marca e deve ser um nome próprio. Lembre-se que marca é um signo que representa sua empresa de forma inequívoca no seu segmento.

Exemplo: www.sapatariadofrancisco.co.ao. Alguns empresários reservam  domínios com nomes genéricos. Por exemplo: www.sapataria.co.ao.

2) Procure por um nome tão curto quanto possível. Lembre-se quanto mais longo for o domínio mais difícil será memorizado e evite nomes que são falados da mesma maneira mas são escritos  de formas diferentes.

Exemplos: www.celacerta.com e www.selacerta.com.

4) Escolha correctamente a extensão associada a sua actividade. Existem várias extensões de domínio, por exemplo: .COM, .CO, .CO.AO, etc. Lembre-se que o registo  de domínio em uma extensão não garante o registo  em outra extensão, quando possível registe  seu domínio nas extensões semelhantes,

Exemplo: .CO e .CO.AO

5) Um nome que chame a atenção. Caso seja o início da sua actividade e sua marca ainda não tenha sido escolhida, escolha um nome que chame a atenção e que desperte  algum interesse.

6) Evite o uso do hífen. A inserção do hífen no meio do seu domínio pode reduzir as visitas ao seu site, já que nem sempre o visitante lembrar-se-á onde está o hífen.


É importante aqui salientar que, esse texto foi nos cedido pelo Valdemar Vieira Dias, portanto os créditos vão para ele.