Estudantes angolanos participam na 5ª edição da Huawei ICT Competition

0
780

Actualmente 12 estudantes e instrutores angolanos participam, a partir de sexta-feira, 11 de Agosto, da Final Regional da 5ª edição da Huawei ICT Competition, uma competição global criada pela Huawei em 2013 para impulsionar o desenvolvimento de talentos de TIC para o desenvolvimento da indústria e a transformação digital a nível global. A competição teve a sua abertura oficial hoje dia 10, sendo que as provas se realizam nos dias 11 e 12 do corrente, nas instalações do CINFOTEC, localizado no Município de Belas, Via S2, S/N a partir das 09h:00 min.

Nesta edição, que ocorrera excepcionalmente online, participam da competição 3 institutos técnicos: o Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação (ISUTIC) com 3 estudantes e um instrutor, na categoria de Redes de Computadores; o Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC) com 6 estudantes e um instrutor nas categorias de De Redes de Computadores e Computação em Nuvem e o ICT School of C.P (ISCP) igualmente com três estudantes e um instrutor na Categoria de Redes de Computador.

Dividida em duas partes, os participantes serão submetidos a provas de construção e operação de redes e de computação em nuvem, nos formatos de testes de conhecimento e de habilidade técnica usando, como metodologia, a aplicação de testes com simuladores e em ambiente de laboratório virtual.

Segundo Luís Erivaldo Gonçalves, responsável pelo Ecossistema De Talento da Huawei em Angola, “Ao participar da competição os nossos estudantes passam a ter acesso ao sistema padrão de certificação da HUAWEI. Por outro lado, passam a ter acesso a uma plataforma para competir e trocar ideias com o fim de aprimorar os seus conhecimentos em termos de Tecnologia de Informação e Comunicação, adquirir habilidades práticas e de aplicação imediata e aumentar a sua consciência em termos de inovação”.

Depois da competição regional os vencedores vão participar da competição global, que normalmente é realizada na China, onde vão concorrer com mais de 40 equipas de vários países do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here