Facebook cria mapa de densidade populacional de África com o uso da IA

1078

O Facebook está a trabalhar em estreita colaboração com os principais parceiros de pesquisa e sem fins lucrativos para usar a Inteligência Artificial (IA) que possa permitir a criação de mapas de densidade populacional mais detalhados.

De acordo com o Facebook, esses mapas baseados em IA visam apoiar os esforços das agências de ajuda humanitária, e já estão a ser usados ​​em países da África Subsaariana, como Malauí e Tanzânia.

O projecto de mapeamento do Facebook parece apoiar uma das previsões de tecnologia da Deloitte para 2019, de que grandes organizações passarão a ser movidas por IA. De acordo com a Deloitte, uma empresa movida a IA é aquela em que os seres humanos e máquinas trabalham em conjunto dentro de sistemas digitais projectados para aproveitar os insights baseados em dados.

Em um comunicado, o Facebook diz que a sua equipa de Boston usa visão computacional avançada e aprendizado de máquina para combinar imagens de satélite da Digital Globe com dados do censo público e outras fontes para criar mapas detalhados de densidade populacional.

“Os mapas do Facebook garantem que concentramos o tempo e os recursos de nossos voluntários nos locais em que são mais necessários, melhorar a eficácia dos nossos programas”, diz Tyler Radford, director executivo da equipa Humanitária OpenStreetMap, que faz parte do Projecto.

O Facebook espera adicionar novos continentes e países ao seu projeto de mapas de densidade populacional.