Fraude por via de cartões bancários duplicou em 2022

1140

A fraude por via de cartões de débito no país duplicou em 2022, em relação a ano anterior, com um total de 4.587 ocorrências registadas contra os 2.294 de 2021, revelou a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).

Segundo o administrador executivo da EMIS, Joaquim Caniço, que falava em conferência de imprensa de apresentação do projeto “Cidadão Digital“, esse aumento é devido aos constantes roubos e furtos de cartões multicaixa e “pelo descuido ou desatenção das pessoas“, revelou.

Estas (burlas via Multicaixa Express) registaram uma diminuição. Em 2021, tivemos cerca de 594 burlas e até agora estamos com 170, significa dizer que estamos com uma redução a volta de 424 burlas“, explicou.

Joaquim Caniço referiu que a redução de burlas via Multicaixa Express decorre de “esforços e medidas” que a empresa está a desenvolver, sobretudo no seio dos utilizadores, tido como o elo mais fraco, entre eles este projeto “Cidadão Digital”.

MAIS: Registadas mais de 60 burlas pelo “Multicaixa Express” nos últimos dois anos

Hoje em dia, explicou, na ocasião, Duano Silva, outro administrador executivo da EMIS, as fraudes mais frequentes “são a clonagem de cartões, significa que os grupos de delinquentes conseguem copiar a banda do cartão

E com o reforço que fizemos em investimentos, alteramos a tipologia de cartões com a introdução de um novo tipo de cartões que têm um pequeno chip, onde tem a informação e por ser inviolável reduz muito o número de fraudes com a clonagem de cartões“, frisou.

A troca de cartões multicaixa à boca dos caixas automáticos é o outro tipo de fraude muito frequente em Angola, como destacou Duano Silva, assegurando que o projeto ora apresentado “também vem alertar para maior atenção com o reforço da educação dos cidadãos

Dai que fizemos muitos investimentos para validar, por exemplo, a nível da adesão do Multicaixa Express o número do telemóvel dos clientes associado à respetiva conta bancária“, concluiu.

O projeto “Cidadão Digital” é um programa que vem para a impulsionar a promoção da literacia no uso de sistemas de pagamento eletrónicos, e onde podes saber sobre o mesmo clicando em aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui