[FT2017] O Estado de Arte das Telecomunicações em Angola

851

Decorreu ontem (dia 19 de Maio de 2013) o Fórum Telecom edição 2017 (FT2017), realizado pelo Jornal Expansão que teve lugar no HCTA, com o  tema “ O Estado de Arte das Telecomunicações em Angola”. A abertura do mesmo foi efectuada por Carlos Rosado de Carvalho (Director do Jornal Expansão), onde durante a sua apresentação falou do estado actual das telecomunicações , tendo demonstrado que Angola não é um dos países com custos mais elevados dentro de África, onde foi visível durante os cenários apresentados.

Empresas estrangeiras que operam no mercado angolano também tiveram o seu momento, estamos a falar da PWC que esteve representado pelo seu director (Michael Hardit) que abordou acerca das “Tendencias no sector das telecomunicações e na regulação”. Esteve presente ainda conceituada Huawei representada pelo seu CTO (Gaving Wang), que abordou acerca da “Conectividade e Competividade” .

Representantes da Huawei

Já na recta final, organizou-se a mesa redonda onde estiveram representantes da MS TELCOM (Roger Ferreira), Unitel (Almicar Safeca), Angola Cables (Antonio Nunes), DSTV (Eduardo Continentino ) e Eduardo Fraústo (EMIS) tendo sido moderada por Carlos Rosado de Carvalho.

Roger Ferreira, PCE da MSTELCOM

Durante a mesa redonda foram discutidos vários aspectos relativamente ao nosso pais e não só, desde estado actual das telecomunicações em Angola, a produção e armazenamento de conteúdos nacionais, o motivo dos custos elevados das telecomunicações no nosso pais, e os benefícios que o satélite angolano vai trazer.

Os participantes tiveram oportunidade de efectuar algumas perguntas à mesa, onde a Unitel destacou que já está a trabalhar na implementação do Ipv6, e que também está a evidenciar esforços para daqui há alguns anos Angola ter o 5G. Já a Angola Cables falou dos seus conhecidos cabos submarinos e dos esforços que tem feito para tornar Angola no Hub das telecomunicações.

Dentro dos próximos dias a MenosFios abordará cada um dos temas falados neste fórum para que os nossos leitores saibam afinal como está o “O Estado de Arte das Telecomunicações em Angola“.

Mais imagens do evento: