Google, 17 anos e a contar!

835

Google

Ser referência no mundo da tecnologia não é algo fácil. Empresas como a IBM têm tradição de décadas, Microsoft, Apple, são outros exemplos. Mas a empresa que tem mudado o rumo da internet, ou melhor, da tecnologia, é a Google (não exclusivamente, para deixar bem claro). Em datas como hoje é que paramos para pensar que a Google tornou-se numa das empresas mais valiosas do mundo com “apenas” 17 anos de existência.

Para celebrar o seu dia, a Google montou um Doodle festivo, mostrando um desktop com o motor de busca aberto, balões à volta e um pinguim (uma provável referência ao linux, a base do sistema Android).

A história da Google é bastante conhecida,  fundada por Larry Page e Sergey Brin, que tinham criado  motor de pesquisa em 1996, só em 1998 é que formalizaram o projecto e criaram a marca. O  projecto Google resultou da tese de doutoramento em Ciências da Computação dos dois fundadores na Universidade de Stanford.

Apesar de ter iniciado a actividade empresarial  a 4 de Setembro de 1998, o registo do domínio Google.com aconteceu a 15 de Setembro do mesmo ano, mas o aniversário é celebrado a 27 do mesmo mês, desde 2006 que tem sido essa a regra.

Agora a Google tem uma dimensão tão impressionante, que mudou de estratégia e passou a ser uma subsidiária da Alphabet, que engloba também as outras empresas do grupo no ramos das telecomunicações, transportes, comércio, pesquisas cientificas… enfim, um universo.

O que a Google tem reservado para o futuro? Só vivendo para descobrir, mas uma amostra concreta será dada no dia 29.