Google apresenta a versão final do protótipo do carro autónomo

1073
Carro autónomo da Google
Protótipo do carro autónomo da Google

 

Meio mundo estava a espera para confirmar como seria a versão final do carro que não precisa de um condutor para chegar ao destino. A Google decidiu mostrar a versão finalizada do carro totalmente autónomo e começará com os testes finais em 2015.

A estrutura não foi alterada, em termos de design no veículo é o mesmo que foi apresentado há alguns meses. Não foram apresentados muitos detalhes sobre as alterações, mas nesta versão finalizada aparecem os faróis em funcionamento e um sensor LIDAR (light detection and ranging) na parte de cima.

Muitos questionam a estrutura arredondada do carro, mas segundo o engenheiro de sistemas do Google, Jaime Waydo, os sensores são uma razão para o visual arredondado do carro. Lembrem-se que o carro não tem volante, nem pedais, todo o trajecto é guiado usando os mapas da Google e as colisões são evitadas por uma gama de sensores.

Em Janeiro de 2015 o projecto irá para as ruas de Califórnia, para um teste em vias especiais. Caso aconteça algum problema, os operadores da Google estarão atentos para controlar os carros remotamente. Caso seja comprovado o sucesso deste modelo, aí sim a Google passará para os testes em vias públicas.

Veja o vídeo da primeira versão do carro autónomo em acção: