Google disponibiliza versão prévia do Android P para desenvolvedores

2129

Embora muitos ainda não tenham nos seus smartphones o Android Oreo (8.0), na verdade 1.1% dos utilizadores têm o Oreo instalado, a Google disponibilizou, nesta quarta-feira (07), a primeira versão prévia do Android P , apenas para desenvolvedores.

Android P

Pelo terceiro ano consecutivo, a Google está a fazer o lançamento da versão para desenvolvedores em Março, meses antes do lançamento para os utilizadores finais, no Outono. O nome de código desta vez é “P”, e agora fica a curiosidade para saber que nome de sobremesa a versão final do software receberá (Pie?!?). Espera-se que seja feita uma apresentão mais formal do Android P no Google I / O 2018.

O que sabemos até agora sobre a nova versão do Android?

Saltou logo à vista o suporte ao recorte no ecrã, visto recentemente no Zenfone 5 (e originalmente no iPhone X), mudança nas notificações , mais opções de segurança, novas funcionalidades para redes Wi-Fi e, como não podia deixar, melhorias no modo de economia de bateria e melhor performance. Houve também melhoria na segurança para pagamentos por NFC, mudança na interface de gerenciamento de biometria para aplicativos, aprimoramentos na inteligência artificial, suporte aos codecs HEIF e a vídeos HDR VP9. Vamos ver detalhadamente mais abaixo…

Recursos para câmaras múltiplas

As câmaras duplas viraram uma febre entre os fabricante. A Google deu conta disso e preparou o Android para essa tecnologia. O sistema conta com uma API própria para múltiplas câmaras permitindo aos desenvolvedores explorarem recursos como o efeito bokeh (que foca uma imagem e desfoca o resto) e alternar os sensores das câmaras.

Suporte ao recorte no ecrã (notch)

A Apple decidiu implementar o recorte no ecrã no iPhone X, embora tenha recebido criticas inicialmente, logo a seguir a Asus lançou o Zenfone 5 com características de design semelhantes. O Android P já tem suporte nativo a esse tipo de painel, permitindo que os aplicativos tragam um design responsivo.

Aperfeiçoamento da Localização

A Google fez melhoria na localização em locais fechados, o novo sistema contará com suporte ao WiFi IEEE 802.11mc, conhecido como Wi-FI RTT., que permite localizar um telefone por meio da triangulação de três ou mais roteadores, sem a necessidade do aparelho se conectar a qualquer uma destas redes.

Notificações de mensagens redesenhadas

O Android P vai trazer uma nova forma de notificação. Será possível enviar fotos sem a necessidade de aceder o aplicativo. E para variar, a Google decidiu activar as sugestões de respostas baseado em inteligência artificial.

Privacidade e segurança

Se está preocupado com a sua segurança, depois de tantas alterações, as permissões de recursos no Android P foram alteradas, há uma função bloqueia automaticamente os recursos solicitados – acesso a câmara ou microfone, por exemplo – quando o aplicativo estiver inactivo (em segundo plano), evitando que terceiros possam utilizar esses recursos sem o dono do smartphone dar conta.

É desenvolvedor e quer instalar? Siga os passos.