Google vai tornar simples apagar contas dos aplicativos no Android

1027

Para muitas das apps presentes na Play Store do Android é necessário criar uma conta. Só desta forma é possível obter o máximo e ter acesso a todas as funcionalidades presentes. Isso, por norma, leva a que estas estejam associadas de forma permanente e numa gestão automática.

Claro que estas contas são úteis enquanto as apps são usadas, acabando por ficar esquecidas mais tarde, quando as apps são removidas. Isso mudará em breve, com uma novidade que a Google preparou para a Play Store, para dar ainda maior controlo aos utilizadores.

A nova opção presente dará aos utilizadores a possibilidade de requerer que a sua conta seja eliminada de forma permanente. Estará presente um link para encaminhar os utilizadores para o ponto em que podem apagar os seus dados dos serviços e das apps.

MAIS: “AirDrop” nos Android? Funcionalidade chega aos usuários

Desde abril do ano passado que a Google pede aos criadores de apps que incluam um link para a exclusão de contas como parte das informações de segurança dos dados. Este é obrigatório para atualizações de apps e novas propostas desde 7 de dezembro de 2023, mas só agora passou a ser visível este extra na Play Store do Android.

Assim, e como resultado desta mudança, os utilizadores do Android passam a ter mais esta ferramenta para gerir os seus dados. Deixam de ter de reinstalar as apps para algo tão simples como remover uma conta ou apagar os seus dados de um serviço, algo que deveria acontecer naturalmente.

Com esta mudança, fica mais simples toda esta gestão e a Google mostra estar atenta ao que os utilizadores necessitam no Android. Parece algo simples e lógico, mas que só agora aparece na Play Store para ajudar a usar as apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui