Hacker promete apagar o perfil de Zuckerberg no Facebook

1688

Um hacker “White Hat”, termo que identifica os hackers que se identificam e informam sobre vulnerabilidades dos sistemas informáticos, de Taiwan vai transmitir em directo no próximo Domingo o processo de eliminação do perfil do Facebook de Mark Zuckerberg.

O hacker já é conhecido no seu país, por suas façanhas. Recentemente, ele publicou em sua página do Facebook que conseguiu comprar 502 iPhones por US$ 0,03 graças a falhas encontradas no Apple Pay e no site da própria companhia. O pedido foi cancelado na sequência, pois a intenção era apenas mostrar a existência de problemas.

O hacker chama-se Chang Chi-yuan e faz parte do quadro de honra dos melhores caçadores de erros do serviço de mensagens japonês Line. Este ano Chi-yuan foi processado por uma empresa de transportes rodoviários de Taiwan por ter conseguido alterar o sistema de bilhetes para comprar um bilhete por apenas um dólar de Taiwan.

Se acontecer, o ataque não será o primeiro feito na página oficial de Mark Zuckerberg. Em 2011, um hacker conseguiu, com sucesso, publicar na conta do executivo uma actualização e sugeriu que a rede social permitisse que usuários investissem no Facebook, em vez de procurar por bancos e investidores.

Chang já afirmou no Facebook que descobre buracos de segurança para ganhar algum dinheiro. O Facebook tem um programa de recompensas aos especialistas de segurança que consigam mostrar as vulnerabilidades dos sistemas da sua plataforma.

Se o Facebook não bloquear a transmissão o feito será levado a cabo no Domingo às 6 da tarde em Taiwan, 11 da manhã em Luanda.