HP é acusada de instalar vírus em vários computadores

243

A HP está a ser acusada de instalar um tipo de vírus- spyware através do seu serviço “HP Touchpoint Analytics Service”, que substitui o antigo HP Touchpoint Manager.

Vários usuários descobriram o spyware quando começaram a relatar a presença de um estranho software em laptops da marca. O programa, chamado HP Touchpoint Analytics Service é descrito como um cliente de telemetria que realiza uma série de testes na máquina, prejudica o desempenho geral e recolhe os dados de disco e autonomia de bateria, manda-os directamente para a fabricante.

Não ficou claro como que esse spyware está a ser instalado. A principal suspeita é através de uma actualização do Windows, o que coloca a Microsoft como possível cúmplice na situação. Outra possibilidade é que o driver veio através de um aplicativo da HP ou do software de assistência da companhia.

Existem ainda relatos de que esta nova aplicação está a causar problemas de performance nas máquinas onde está instalada. Muitos revelaram que observaram aplicações a ser abertas e fechadas de forma recorrente.

De qualquer forma, caso tenha o software de telemetria instalado num computador de marca HP, é possível removê-lo facilmente: basta abrir o menu Executar (tecla Windows +R), digitar appwiz.cpl, dar um clique direito em “HP Touchpoint Analytics Service” e escolher Desinstalar.