Huawei assina acordo de parceria com a União Africana de Telecomunicações

0
2024

A União Africana de Telecomunicações (ATU, sigla em inglês) assinou recentemente, na capital do Quénia, Nairobi, um Memorando de Entendimento (MoU) com a gigante da tecnologia Huawei, que fará com que países e organizações africanas desenvolvam capacidades para a transformação das TIC.

Sob o acordo, a Huawei fornecerá treinamento em desenvolvimento de habilidades, incluindo requalificação e requalificação para membros da ATU. O MoU também verá as duas organizações colaborarem para apoiar a inovação local, partilhar informações sobre as últimas tendências, desafios e soluções em África e a nível mundial, e expandir a economia digital, bem como a conectividade rural, no continente, através do aprofundamento da pesquisa.

“O MoU também verá as duas organizações colaborarem para apoiar a inovação local, compartilhar informações sobre as últimas tendências, desafios e soluções na África e globalmente, e expandir a economia digital, bem como a conectividade rural, no continente, através do aprofundamento da pesquisa”, disse John Omo, secretário-geral da ATU num comunicado emitido em Nairobi.

Samuel Chen, vice-presidente da região da Huawei para África elogiou a ATU pela liderança e promoção das TICs em África. “A ATU está desempenhando um papel crítico na região, apoiando os países membros com suas políticas e estratégias, compartilhando as melhores práticas, construindo capacidade e impulsionando a inovação e estamos muito satisfeitos por poder apoiá-los”.

Um relatório de 2019 da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) sobre economias digitais estabeleceu que a África e a América Latina juntas representam menos de 5 por cento dos data centers mundiais. Se não for tratada, concluiu o relatório, as divisões agravarão as desigualdades de renda existentes. Isso, juntamente com o facto de que nos países menos desenvolvidos apenas uma em cada cinco pessoas usa a Internet, em comparação com quatro em cada cinco nos países desenvolvidos, é parte da motivação para a parceria Huawei-ATU.

Fundada em 1987, a Huawei é fornecedora líder global de infraestrutura e dispositivos inteligentes de tecnologia da informação e comunicação (ICT). Temos mais de 197.000 funcionários e operamos em mais de 170 países e regiões, atendendo a mais de três bilhões de pessoas em todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here