Huila. Estudantes do ensino médio criam protótipo de carro eléctrico

0
775

Um grupo de estudantes finalistas do curso de Electrónica e Telecomunicações do Instituto Médio Politécnico da Humpata (IMPH), província da Huíla, criaram um protótipo de carro eléctrico com um alternador convertido em motor.

Em uma entrevista a ANGOP, os estudantes Amândio Pacheco, Barbosa Kanepa, João Mateus, Óscar Sefo e Yadir Minjanga disseram que essa invenção tecnológica veio aquando do trabalho de fim de curso, de quatro anos, e onde obtiveram 20 valores na Prova de Aptidão Profissional.

MAIS: Huíla: Tecnologia brasileira faz reduzir o atraso na entrega das cartas de condução

Para os inventores jovens nacionais, essa ideia de criação do veiculo eléctrico é pesando também na tendência de reduzir o uso de meios movidos a combustíveis fósseis e minimizar  a agressão ao ambiente.

Edilson Vicente, Docente da especialidade de Electrónica e orientador do projecto, falando a agência de noticias angolana, disse que a criação teve a duração de dois meses, acrescentado ainda que em função das mutações tecnológicas e mecânicas, já é possível montar ou desenvolver um carro eléctrico, que com investimento pode ser produzido em série, no país.

O desafio é tornar o projecto numa dimensão maior, mas as nossas possibilidades não permitem que tal facto aconteça”, reiterou.

Por outro lado, para Constância dos Santos, directora do IMPH, manifestou que essa iniciativa é uma criação importante, tendo como base à necessidade urgente de inverter o estado de poluição do planeta, apelando aos empresários a pensarem na possibilidade de investir no projecto, para amadurecê-lo e tornar efectivo o mesmo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui