Impostos poderão ser pagos a partir de smartphone

770

A Administração Geral Tributária (AGT) vai pôr a disposição dos contribuintes, no próximo ano, uma nova ferramenta electrónica para pagamento de impostos e acesso a informações conexas, denominada “AGT Mobile”, para viabilizar o cumprimento de obrigações fiscais junto do Estado.

Segundo Pedro Santos, gestor do Domínio de Implementação do Sistema Integrado da AGT, tratar-se de um aplicativo que surge para facilitar a vida dos cidadãos, no geral, encurta distâncias e tempo.

Neste momento está-se a afinar algumas interligações com o Ministério da Justiça, uma vez que o cadastramento será feito em função dos dados do Bilhete de Identidade, que serão emitidos por instituições afectas a este ministério“.

 Os smartphones com o aplicativo AGT Mobile, poderão ter acesso ao referido serviço, efectuar as suas operações tributárias mediante uma credencial individual, assim como receberão mensagens pessoais. E se tiver acesso ao Internet Banking, de qualquer instituição bancária, poderá fazer pagamentos onde quer que esteja.

Pedro Santos que falava à margem de uma Mesa Redonda Sobre “Inteligência Artificial no Apoio ao Cálculo de Impostos Indirectos”, realizada na passada quinta-feira (29/11) em Luanda. O responsável informou também que a AGT está a desenvolver uma solução (já em fase de conclusão), que se encontra disponível no Portal do Contribuinte, que facilita qualquer entidade ou indivíduo singular fazer a liquidação dos seus impostos em qualquer sítio