Instituições de ensino devem incluir Internet e cibersegurança no sistema, defende INFOSI

446

As instituições do ensino superior e do segundo ciclo angolanas devem contar com a inclusão do ensino da governança na Internet e cibersegurança no seu ciclo formativo, com vista a formar quadros munidos de conhecimentos e competências para trabalharem no novo ambiente laboral dominado pelo uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Essa opinião foi defendida pelo diretor-geral do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI), André Pedro, falando no primeiro fórum de governança na Internet.

A Internet é um dos recursos tecnológicos de uso diário e importa que continuemos a envidar esforços no sentido de regularmos a nossa presença nela, bem como a questão da cibersegurança que é de extrema importância. Queremos, com estes fóruns, fazer com que a juventude explore esta ferramenta e constitua empresas com capacidade de prestarem serviços localmente neste segmento científico, com a criação de programas e aplicativos para soluções de problemas locais e do país”, disse.

MAIS: Uíge: governador reafirma aposta na digitalização dos serviços

O governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, destacou a realização do encontro na província, por permitir trocar experiências e vivências com especialistas que dominam conhecimentos sobre um mundo onde as máquinas tratam de diferentes assuntos, tomam decisões e resolvem problemas.

É importante que nós, como utilizadores, compreendamos em que mundo em evolução nos encontramos, para descobrirmos quais vantagens podemos obter desta tecnologia que está disponível para todos, visto que se assiste a uma evolução tecnológica com a introdução da Inteligência Artificial (IA), que já proporciona soluções até nas nossas casas”, disse o governante.

Segundo José Carvalho da Rocha, o Governo Provincial do Uíge aposta na digitalização dos serviços para melhorar o seu desempenho, tendo orientado o Gabinete Provincial da Educação no sentido de expandir o projeto nas escolas do segundo ciclo, com a instalação de Internet e de sistemas de gestão escolar, para educar os alunos sobre o uso correto da Internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui