Inteligência Artificial ajuda agricultores africanos na luta contra gafanhotos

0
2440

Uma ferramenta gratuita que ajudará os agricultores e pastores em toda a África a prever e controlar o comportamento de gafanhotos foi lançada. Kuzi, o nome na língua suaíli criada no Quénia, é uma ferramenta movida a Inteligência Artificial (IA) que gera um mapa de calor em tempo real em toda a África, mostra todas as rotas de migração e dá um índice de reprodução de gafanhotos em tempo real.

A ferramenta usa dados de satélite, dados de sensores de solo, observação meteorológica terrestre e aprendizado de máquina, Kuzi pode prever as rotas de reprodução, ocorrência e migração de gafanhotos do deserto através de países africanos e usa o aprendizado profundo para identificar a formação de enxames de gafanhotos.

A ferramenta envia aos agricultores e pastores alertas gratuitos de SMS de 2 a 3 meses antes de quando gafanhotos são altamente propensos a atacar fazendas e gados nas suas áreas. Sem medidas preventivas, um enxame de 80 milhões de gafanhotos pode consumir alimentos equivalentes aos comidos por 35.000 pessoas por dia, devasta os estoques de alimentos para comunidades vulneráveis.

As alertas estão actualmente disponíveis para a Etiópia, Somália, Quénia e Uganda, nas línguas regionais de Swahili, Somali e Amárico, falados por mais de 200 milhões de pessoas em toda a África Oriental. A ferramenta gratuita está disponível para usuários destes países com planos de lançar para cobrir o resto de toda África.

Os agricultores podem se inscrever para os alertas gratuitos de SMS com qualquer dispositivo móvel, com ou sem conexão à internet, capturar a localização GPS da sua fazenda, e sem qualquer cobrança.

África continua a sofrer invasões de gafanhotos com a pior invasão de gafanhotos em 70 anos que ocorreu em 2020, e ameaçou o fornecimento de alimentos para milhões de pessoas em toda a África Oriental.

Kuzi é uma iniciativa desenvolvida e financiada pela empresa sediada em Nairóbi, Selina Wamucii, uma plataforma online que conecta compradores em todo o mundo a alimentos africanos e produtos agrícolas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here