Microsoft lança Viva, plataforma para trabalho remoto

0
1497

Microsoft anunciou oficialmente o lançamento do Microsoft Viva, a primeira plataforma de Employee Experience que disponibiliza ferramentas de colaboração, formação, bem-estar e conhecimento, inserido no fluxo de trabalho dos colaboradores. O Microsoft Viva foi desenvolvido para ajudar os colaboradores a aprenderem e a adaptarem-se às novas experiências que integram os recursos de produtividade e colaboração do Microsoft 365 e Microsoft Teams.

O anúncio ocorre num momento em que as tendências económicas e sociais estão a gerar mudanças duradouras na força de trabalho, principalmente devido à pandemia COVID-19. De acordo com a Microsoft, a categoria nascente de “Plataformas de Experiência do Funcionário (EXP)” engloba um mercado fragmentado de serviços, infraestrutura e ferramentas, que são desconhecidos ou subutilizados nas empresas.

A plataforma vai estrear com um conjunto inicial de módulos:

  • Conexões Viva: por meio de equipas, fornece acesso personalizado ao local de trabalho digital, onde os funcionários acessam comunicações internas e recursos da empresa, como políticas e benefícios, e participam de comunidades, como grupos de recursos de funcionários. Ele estará disponível durante o primeiro semestre de 2021 para a versão desktop e com um aplicativo móvel no final do ano.
  • Viva Insights: fornece percepções práticas que ajudam as pessoas numa organização. Experiências pessoais, visíveis apenas para o funcionário, ajudam a proteger o tempo para pausas, foco no trabalho e no aprendizado. Os gerentes podem ver tendências na equipa e no nível organizacional para equilibrar productividade e bem-estar. Além disso, um novo painel permite que as organizações combinem feedback no Glintwith do LinkedIn, permitindo que os líderes identifiquem com mais precisão onde as equipas podem estar focados. O Viva Insightsapp em equipas e painéis já estão disponíveis.
  • Viva Learning: torna as oportunidades de treinamento e desenvolvimento profissional mais visíveis e acessíveis no fluxo de trabalho. Ele agrega todo o aprendizado de uma organização num só lugar, desde os cursos tradicionais até o conteúdo de microaprendizado. O aplicativo está disponível em uma visualização privada e será lançado no final de 2021.
  • Viva Tópicos: oferece uma experiência de descoberta de conhecimento que ajuda as pessoas a se conectarem com informações e especialistas em toda a empresa. Usa inteligência artificial, o Viva Topics exibe automaticamente cartões de tópicos em conversas e documentos no Microsoft 365 e no Teams. Geralmente está disponível como um complemento para planos de negócios do Microsoft 365.

“O último ano mostrou-nos a necessidade de associarmos a tecnologia, dados e insights à criação de locais de trabalho sustentáveis e inovadores recuperando com isso o capital social que se perdeu com a mudança para ambientes de trabalho híbridos”, afirma Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Quando investimos nas nossas pessoas e na experiência dos colaboradores podemos impactar directamente o relacionamento, a retenção, a satisfação do cliente e a rentabilidade. Quando as pessoas crescem, os negócios também crescem”, acrescenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here