ISUTIC venceu a primeira edição do concurso Unitel IoT “Internet das Coisas”

2895

Recentemente a Unitel realizou o Concurso Unitel Apps Angola 2017, comprometida em apoiar o empreendedorismo nacional e promover o que de melhor se faz no país no sector da tecnologia, realizou neste sábado 15 de Dezembro de 2017, mais um concurso, está é a primeira edição do Concurso “Unitel IoT – Internet das Coisas”.

Para a I edição do concurso da Unitel sobre a Internet das Coisas, concorreram 6 instituições de ensino, nomeadamente:

  • ISUTIC – Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação;
  • UMA – Universidade Metodista de Angola;
  • ISPTEC – Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências;
  • ULA – Universidade Lusíada de Luanda,
  • ITEL – Instituto de Telecomunicações;
  • IMIL – Instituto Médio Industrial de Luanda,

Os participantes deste concurso, desenharam soluções que abordam os desafios do mundo rural, consumo de água e luz, electrodomésticos, lojas Unitel e mundo urbano.

Vencedor:

O ISUTIC- Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação, foi o grande vencedor da primeira edição do concurso Unitel IoT “Internet das Coisa”. A cerimónia de premiação aconteceu na tarde de sexta-feira, 15 de Dezembro, no Centro de Convenções de Talatona.

Segundo Felizardo Coxi estudante da referida instituição, de acordo com o tema que a Unitel sugeriu às instituições de ensino seleccionadas, decidiram então criar um protótipo com base nos problemas que vivemos no nosso dia-dia, que é a localização de um multicaixa mais próximo com dinheiro, de formas a evitar que a população, ande de um lado para o outro a procura de valores.

Com base neste problema, a equipe desenvolveu uma tecnologia para dar solução a isto, criando assim um sistema integrado de serviço Unitel, um dispositivo que permite as pessoas consultarem a localização de multicaixas com dinheiro a partir do telefone.

Finalmente a Internet das Coisas começa a ganhar ênfase em Angola.

Veja mais fotos do evento: