Conheça os vencedores do Concurso Unitel Apps Angola 2017

4630
Tony Dalton – Director Geral da Unitel

Realizou-se ontem no CCTA as 14h00, a segunda edição do concurso Unitel Apps Angola 2017, com este concurso a Unitel promove pelo segundo ano consecutivo o desenvolvimento de aplicações criadas exclusivamente por angolanos, contribuindo desta forma para inclusão digital dos jovens, incentivando-os a desenvolver as suas competências tecnológicas. O discurso de abertura e encerramento foi feito por Tony Dalton (Director geral da Unitel)

Segundo informações avançadas por Juelson Bartolomeu (Departamento de Inovação da Unitel), foram 80 candidaturas, na qual em uma primeira fase foram filtrados 43 projectos, que a posterior foram reduzidos para 9 que chegaram como finalistas e foram repartidas em 3 categorias que são: Responsabilidade Social, Jogos, e Temas Livres.

Categoria Responsabilidade Social:

  1. MEscola

Trata-se de um aplicativo adaptável a todas instituições escolares, visto que, visa facilitar o processo de ensino, no que concerne a gestão da instituição e não só. O aplicativo permite o controlo de assiduidade dos estudantes, lançamento de notas, emissão de termos, declarações.

Esse projecto visa transformar todo processo manual das instituições para o digital e pode-se ter através de um aplicativo móvel. Esse aplicativo móvel é um incremental a plataforma já existente que é instalado nas instituições, servirá para auxiliar tanto os estudantes ou membros da instituição quando estiverem distante do mesmo e precisaram de alguma informação sem a necessidade de se deslocarem a instalação do ensino.

  1. Sangue Vida

O objectivo deste aplicativo é resolver uma problemática no que concerne a doação de sangue, através deste aplicativo é possível o usuário cadastrar-se, escolher o tipo de sangue e tornar-se um doador.

Através deste aplicativo, as unidades hospitalares em Angola poderão encontrar doadores em tempo real em e entrar em contacto directamente, evitando assim a busca de doadores e salvar vidas.

  1. Stop Malaria

É um aplicativo que visa permitir pessoas singulares consigam efectuar doações através do saldo existente no telemóvel ou doações físicas. Quando se diz por saldo é a possibilidade do utilizador doar por exemplo 10 UTT’s que a posterior poderá convertido pela Unitel, já as doações físicas é relativamente a mosquiteiro, seringas, na qual essas doações podem ser registadas no aplicativo e a posterior entregar a uma loja da Unitel mais próxima.

Este aplicativo vem reforçar o projecto STOP MALARIA da Unitel, que tem como objectivo ajudar as outras pessoas com as doações.

Categoria Jogos:

  1. Vistas de Angola

O pessoal da Interactive Load concorreu com um jogo na qual mostra a identidade angolana através de imagens. Trata-se do puzzle denominado “Vistas de Angola“.O jogo tem como objectivo, treinar dos usuários fazer deslizar peças para organizar imagens de forma correcta “Puzzle”, nesta versão apresentada ao concurso, o aplicativo surge com algumas novidades, com a opção do usuário tirar uma fotografia no momento e transforma-lo em puzzle e inserir no jogo.

  1. Stop

O tradicional jogo Stop, que permite efectuar uma lista de coisas dependendo de uma letra citada pelos concorrentes, foi agora digitalizado, pois é aquela brincadeira de infância poderá ser usado em um smartphone.

O mesmo oferece ainda um modo multiplayer, onde podem jogar um número de pessoas, o mesmo ainda dá sugestões quando o usuário não consegue acertar o nome de algum objecto com uma determinada letra.

  1. KnockOut

A conhecida Bantu Games, fez-se presente com um novo jogo denominado KnockOut, bastante simples e é focado no modo multiplayer, onde suporta até 16 usuários em simultâneo.

Objectivo do jogo é colocar cada jogador através de uma bola no ringue e empurrarem os outros para saírem do ringue. O foco é o ser social, ter chat entre os usuários, ter rankings, onde será possível competir com os amigos do Facebook e partilhar o vencedor.

Categoria Temas Livres:

  • One Click

O aplicativo em questão, permite aos usuários usufruir do Menu de Acesso da Unitel de forma rápida e simples, tudo a base de cliques. Deste modo para um cliente solicitar o “Adianta só” terá apenas de clicar no botão denominado “Adianta só” com apenas um clique e digitar o número, o mesmo para o “Liga Só” e outros serviços existentes na grelha do menu de acessos da Unitel.

Neste aplicativo constam mais de oito serviços, alguns já citados e os 10 amigos, apoio ao cliente, transferência de saldo, carregai, carregamento de saldo de dados, tudo no one click.

  • Bicot

De certeza que esse aplicativo ira agradar os amantes da leitura angolana, visto que este aplicativo tem como objectivo vender documentos, livros ou artigos científicos no formato digital.

Neste aplicativo poderão ser encontrados dos mais variados livros nacionais em destaque, literatura técnica e científica, projectos universitários e muito mais. Esses artigos digitais serão oficiais, concedidos pelos autores ou editoras representantes do mesmo.

  • Ingressos Já

Esse aplicativo visa ajudar a Unitel a vender os bilhetes para os seus Shows, na qual o cliente pode comprar um ou mais bilhetes de algum espectáculo da UNITEL e ser descontado através do seu saldo normal no telemóvel.

Permite ainda partilhar momentos dentro do espetáculo, partilhar os momentos nas redes sociais, rever os espetáculos completos da Unitel que já aconteceram, ou rever alguns momentos de um determinado espetáculo realizado pela empresa.

Vencedores

Cada categoria teve apenas um vencedor. Na categoria de responsabilidade social, o vendedor foi o aplicativo MEscola, na categoria de jogos venceu o Stop, e na categoria temas livres venceu o aplicativo One click.

Prémios 

Os vencedores de cada categoria, receberão apoio profissional para o desenvolvimento do projecto durante 2 meses, terão oportunidade de lançar o seu aplicativo nas principais plataformas mundiais, receberam ainda 1 computador por grupo, tiveram direito a certificação de programação, e ainda a oportunidade de participar Unitel Bootcamp (capacitação em temas de empreendedorismo tecnológico).

Veja mais imagens do concurso: