ITA inaugurou o seu mais novo Data center

886

Em 2017 a ITA (Internet Technologies Angola) apresentou o seu Data center na FILDA, prometendo fiabilidade, segurança e apoio ao mercado nacional. Dois anos depois, a empresa investiu cerca de 3,1 milhões de kwanzas numa nova infraestrutura de Data Center Comercial (Base de armazenamento de dados), com capacidade para sete mil servidores.

A nova infraestrutura foi inaugurada nesta quarta-feira (16 de Outubro de 2019), em Luanda, pelo ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, o edifício de dois pisos está equipado com meios modernos de segurança de dados.Dispõe de capacidade de armazenamento, podendo ter ligações com todos os operadores de serviços de telecomunicações, características que o torna num dos mais fiáveis e robustos de Angola.

Segundo Rolf Mendelsohn (Presidente do conselho administrativo da ITA), esta estrutura vai aumentar quatro vezes a capacidade de oferta de serviços de Datar Center, beneficiando pequenas e médias empresas que poderão aceder localmente a serviços seguros e de alta fiabilidade. Acrescentou que esse serviço vai permitir às empresas, principalmente as do sector bancário e seguros, a utilização de serviços de alto nível e manter os dados críticos dentro do país, com múltiplas vantagens assim como soluções de “Colocation”, “Hosting” e serviços em “Cloud”.

A expansão do mercado de Datar Centers é apontada como o principal vector da transformação digital das economias africanas, por estimular os serviços de computação em Cloud que possibilitam o fomento dos sistemas de pagamentos para o mercado de retalho, a inclusão financeira, os modelos de negócios sustentáveis e da administração de receitas.