ITEL vai contar com o curso de Electro-Medicina

1584

O Instituto de Telecomunicações (ITEL) vai contar com o curso de Electro-Medicina, onde neste momento o problema é a falta de espaço para acolher novos alunos, segundo o diretor-geral, Cláudio Gonçalves.

Falando na cerimónia de encerramento da 14ª edição da Feira de Inovação Tecnológica do FITITEL, o gestor frisa que “para implementar essa formação, teríamos de começar a pensar na ampliação da atual infraestrutura da instituição”.

Cláudio Gonçalves revelou ainda que o ITEL precisa de mais 38 docentes para ajudar no regime geral de quadros da instituição, onde atualmente, adiantou, o estabelecimento de ensino conta apenas com 86 professores.

O desafio que a instituição enfrenta é o défice de professores, para atender, com alguma tranquilidade, o número de estudantes da instituição”, disse, reconhecendo que o curso de Informática e o de Sistemas de Multimédia são os mais condicionados, todos os anos letivos, devido à falta de docentes. “Todos os anos não conseguimos ter mais de uma turma nestes dois cursos”, lamentou.

MAIS: FITITEL 2023. Projetos devem ser aperfeiçoados para servir a sociedade angolana

Cláudio Gonçalves garantiu que foram identificadas as causas do processo e estão em busca das soluções para mitigar a situação na instituição. Apesar de o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) ter contratado alguns colaboradores para a instituição, adiantou, o número é insuficiente.

É um desafio que temos de enfrentar, assumir e buscar as melhores soluções possíveis para conseguirmos contorná-lo”, sublinhou.

Para este ano letivo, Cláudio Gonçalves disse que o ITEL tinha, inicialmente, 260 vagas para os alunos da 10ª classe, num total de 3.000 candidatos inscritos. Deste número, foram selecionados apenas 390 concorrentes, para os três cursos.

Para o ano letivo, que iniciou no dia 1 do corrente mês, garantiu, o ITEL conta com um total de 1.064 estudantes. A instituição, continuou, tem 17 salas de aula, sendo nove convencionais e os restantes laboratórios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui