Japão atinge novo recorde de velocidade de transferência de Internet

0
2296

Se o trabalho remoto se tornar a nova norma para muitos em todo o mundo, as altas velocidades da Internet são uma necessidade do momento. A pensar nisso (ou não), uma equipa de engenheiros no Japão alcançou agora a transferência de dados mais rápida de todos os tempos, com a sua velocidade de internet recorde e, sem dúvida, impressionante.

Conforme mencionado na pesquisa, a equipa dos engenheiros do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Japão (NICT), registrou uma velocidade de 319 terabits por segundo (Tb/s) para transferência de dados a uma distância de aproximadamente 3.000 quilómetros. Para colocar a nova velocidade em perspetiva, basta percebermos que o anterior recorde de transferência de dados mais rápida era de 178 Tb/s.

A experiência teve lugar num laboratório, onde se procurou simular um ambiente de transferência a uma distância de 3 mil quilómetros sem perder qualquer qualidade ou velocidade. De recordar que é quase o dobro do que foi possível por um grupo de cientistas britânicos e japoneses em 2020, quando atingiram uma velocidade de transferência de 179Tb por segundo.

De acordo com os pesquisadores do NICT, eles imaginam que as tecnologias de produção de fibra de próxima geração (depois do 5G) irão impactar o uso da internet. É possível ter acesso às novidades simplesmente alterando para um acesso mais rápido à internet.

Não é esperado que consiga usar Internet com este tipo de velocidade de transferência nos próximos tempos mas, ainda assim, estas experiências podem ajudar a melhorar infra-estruturas e sistemas no futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here