Japão pretende criar a sua própria moeda digital

0
1246

Um consórcio de mais de 70 empresas japonesas estão a trabalhar nesse momento para que o país tenha uma moeda digital, e onde vão começar a fazer testes com a DCJPY já nos próximos meses.

Segundo o que conta a Reuters, projeto está a ser desenvolvido há já um bom tempo, onde o plano desse grupo empresarial é trabalhar em conjunto para a criação de uma moeda digital baseada no yen.

Durante essa semana o grupo informou que o projeto está pronto para entrar numa nova fase, e onde o objetivo é lançar a moeda, que para já tem a designação de DCJPY, durante o próximo ano, com os testes a começarem nos próximos meses.

Continua o prestigiado jornal que uma das particularidades do consórcio está no facto de reunir também três dos maiores bancos do país, noemadamente o Mitsubishi UFJ, Mizuho e Sumitomo Mitsui, que participaram na conferência de imprensa de apresentação do projeto e adiantaram que, ao longo do último ano, têm trabalhado para criar uma infraestrutura partilhada para pagamentos digitais.

De referir que a criação dessa moeda digital é paralelo a outro projecto, que o Banco Central daquele país tem em marcha.

MAIS: Popularidade de Bitcoin em Angola vai revolucionar pagamentos?

O Japão já a um bom tempo que tem estudado a possibilidade de lançar a sua própria moeda virtual, emitida pelo banco central. Em abril do próximo ano vai realizar um teste nesta área, que pretende validar questões como a fixação de limites para o montante que cada entidade pode deter.

O diretor executivo do Banco do Japão, falando aos jornalistas, disse nos últimos dias que, a existir, uma moeda digital do banco central deve ter um design simples e que permita ao sector privado, a partir daí, desenvolver serviços e potenciar a sua utilização. Pelo que se sabe até agora, o trabalho do Banco Central do Japão nesta área tem passado por debater com o sector privado as orientações que devem presidir ao desenvolvimento de uma moeda digital oficial do país, onde a grande maioria das transações financeiras continuam a ser feitas em dinheiro.

Embora que o consórcio esteja a trabalhar nesse momento, de referir que o lançamento de uma moeda digital oficial do Japão, no entanto, não tem data e pode até nem vir a acontecer, como têm frisado as autoridades daquele país.

Vários países estão a estudar o lançamento de moedas digitais controladas pelos seus bancos centrais, como o Reino Unido ou a China, que é uma das geografias mais adiantados no processo e que simultaneamente ilegalizou todas as transações com moedas digitais “privadas” no país, enquanto que países como Nigéria e El Salvador já tem em acção a circulação de moedas digitais em seu território.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here