Nigéria lança o eNaira, a primeira moeda digital africana

0
1798

A Nigéria lançou ontem(25) a sua moeda digital, e-naira, com 500 milhões de unidades(o equivalente a 1,21 milhões USD) com o selo do Banco Central daquele país e onde já estão disponíveis para transacções “menos dispendiosas, mais eficientes e mais seguras“, como relata o governador daquela instituição financeira, Godwin Emefiele, ao jornal Premium Times.

O lançamento oficial da moeda foi feito pelo Presidente Muhammadu Buhari, na capital do país, onde a partir daquele momento o eNaira ficou disponível para download, através do site oficial da moeda digital nigeriana, onde podes aceder clicando aqui, ou através de duas aplicações disponíveis na playstore Google e na loja Apple (eNaira speed wallet e eNaira merchant wallet).

Embora que o seu lançamento venha tarde, visto que estava prevista para o dia 1 de Outubro, esse acontecimento é o “culminar de anos de trabalho de investigação“, no sentido do “avanço dos limites do sistema de pagamentos” nigeriano, a fim de assegurar “transacções mais fáceis e sem descontinuidades a todos os estratos da sociedade“, de acordo com o comunicado do Banco Central da Nigéria.

MAIS: Nigéria a anunciar que vai lançar a sua moeda digital

Nesse sentido, a eNaira se torna a primeira moeda digital de um banco central africano (CBDC) disponível e foi desenvolvida pela empresa de serviços financeiros digitais Bitt Inc., fintech sediada nos Barbados que está por detrás da criação da moeda digital de alguns países das Caraíbas Orientais.

Além da Nigéria, o Gana prepara o lançamento da sua moeda digital, a e-Cedi, que irá funcionar online e também offline, com cartões inteligentes dotados de um chip, semelhante aos cartões bancários modernos, como explicou Kwame Opponf, chefe de inovação do Banco Central do Gana (BoG), ao site CoinDesk.

Antes da entrada em funcionamento da e-Cedi, que está na fase final de testes, o governador do Banco do Gana, Ernest Addison, lançou um alerta sobre as criptomoedas, moedas que não estão regulamentadas como acontece com as CBDC, que estão ligadas aos bancos centrais e que são, por isso, mais fiáveis.

Penso que há muito mais ênfase em olhar para a moeda digital, que é apoiada pelo Estado, apoiada pelos bancos centrais. Estas formas privadas de dinheiro [criptomoedas] não são realmente capazes de desempenhar eficazmente as funções de dinheiro“, alertou Ernest Addison, durante uma conferência de imprensa, em Junho.

Segundo o Banco Central da Nigéria o eNaira “é uma moeda legal“, tal como a naira, que deve ser aceite por “todos os comerciantes e estabelecimento comerciais como forma de pagamento no país“.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here