Jonathan Ive chefe de design da Apple anuncia saída

1025

O chefe de design da Apple, Jonathan Ive, anunciou recentemente a sua saída para investir na sua própria companhia na área, chamada LoveFrom. A Apple, por sua vez, disse vai continuar a trabalhar com Ive, já que a empresa será a sua primeira cliente.

Jonathan Ive é uma figura singular no mundo do design e seu papel no ressurgimento da Apple não pode ser menosprezado, do revolucionário iMac de 1998 ao iPhone e à ambição sem precedentes pelo Apple Park, onde ele pôs tanta energia e carinho.

Não parece ter sido uma saída hostil, já que o comunicado de imprensa oficial da Apple afirma que Ive formou uma empresa de design independente que contará com a Apple entre os seus principais clientes. Tecnicamente, ainda não estamos a olhar  para um Jony Ive livre da Apple, mas é fácil ter a impressão de que poderíamos estar.

Com qualquer outra empresa, alegar que a saída de uma pessoa poderia mudar radicalmente sua operação pode parecer um exagero, mas sabemos há muito tempo que a Apple desempenha regras diferentes. Com a saída de Ive, a fabricante de iPhones e Macbooks enfrenta o seu maior teste desde que Steve Jobs faleceu em 2011.

“Após quase 30 anos e incontáveis projectos, estou absurdamente orgulhoso do duradouro trabalho que desempenhamos para criar um time de design, um processo e uma cultura na Apple sem iguais. Hoje ela é mais forte, mais vibrante e mais talentosa do que em qualquer ponto da sua história”, declarou Ive.