19.1 C
Angola
Terça-feira, Fevereiro 10, 2026
Início Angola Lei das Transações Eletrónicas vai fortalecer medidas de segurança cibernética, revela especialista

Lei das Transações Eletrónicas vai fortalecer medidas de segurança cibernética, revela especialista

2077

Angola vai reforçar as medidas de segurança cibernética com a operacionalização da Lei de Transações Eletrónicas, na opinião do representante da Number Resource Society (NRS), Paul Binam.

O especialista que falava à imprensa por ocasião da realização da I Conferência de Informação e de Intercâmbio sobre “A Boa Governança da Internet”, teceu este posicionamento virado mais para os aspetos da sensibilização e da capacitação institucional, que considera como crucial.

No seu discurso, Paul Binam defendeu a necessidade da produção de um plano de sensibilização no quadro de uma Agenda Nacional de Transformação Digital, para que o uso da Internet se torne efetivo e estável para todos.

MAIS: Segurança cibernética em África: hora de agir

Neste âmbito, como contributo para a melhoria deste processo em Angola, a NRS pretende manter diálogo com agentes fornecedores de internet e outras entidades ligadas às telecomunicações para a implementação de ações formativas gratuitas aos cidadãos.

Paul Binam manifestou a intenção de operar no país, tendo sublinhado que o continente africano se encontra em situação crítica já que cerca de 500 empresas, mensalmente, são atingidas por pirataria nas redes de informação.

Já a sócia-gerente da FD Group Angola, Leojovilda Nogueira, referiu que apesar da forte atuação do GoLverno no sentido de garantir um ecossistema digital favorável ao desenvolvimento da Sociedade de Informação e de entre várias ações, é necessário a implementação de programas de competência e valências digitais para aumentar os níveis da Literacia Digital e cooperação em várias dimensões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui