MacOS 12 Monterey já está dísponivel. Saiba agora se o seu aparelho Apple é compatível

0
1484

Na semana passada a Apple fez o  Apple Unleashed, onde anunciou que no dia de ontem(25), seria o dia de lançamento das mais recentes versões dos seus vários sistemas operativos.

Então, os sistemas mais recentes do macOS 12 Monterey já foram disponibilizado pela empresa, onde as máquinas compatíveis serão beneficiadas com um conjunto de novas funcionalidades. Mas antes de saber sobre as novidades que acompanham essa nova actualização do sistema, caro leitor tem de entender que há alguns requisitos mínimos para instalar a atualização.

Primeiramente, de informar que o novo sistema operativo para portáteis e desktops exige o mesmo que o seu antecessor, mas com algumas novidades.

Para o macOS Monterey, é obrigatório uma série de requisitos exatamente iguais à versão anterior do macOS. Por norma, os dispositivos Mac costumam ter muitos anos de suporte, mas mesmo assim, se o seu computador Apple ainda não atualizou para a versão anterior, que era o macOS 11 Big Sur, também não atualizará para o macOS 12 Monterey.

Outra coisa importante, é que o utilizador também precisa ter uma conta Apple. Se já possui outro dispositivo Apple, como outro Mac, iPad ou iPhone, é recomendável usar a mesma conta e palavra-passe para que todos os seus dados sejam sincronizados em todos os seus aparelhos da Apple. Agora, se este for seu primeiro dispositivo Apple, pode criar uma nova conta. Nesta página poderá saber como criar um Apple ID.

MAIS: Apple Unleashed: Saiba tudo o que foi lançado no evento

De informar ainda que a partir do momento em que a Apple anunciou a actualização do macOS 12 Monterey, criou a página de apresentação do sistema operativo onde são mostradas as novidades e informação complementar. Entre essa informação está a lista oficial dos computadores Apple que são compatíveis com esta nova versão do macOS.

Para um melhor entendimento dos nossos leitores, deixamos abaixo o modelo e o ano da sua versão mais antiga que o macOS Monterey recebe. Todas as versões de anos posteriores desse modelo serão suportadas.

  • iMac: de 2015 em diante
  • iMac Pro: de 2017 em diante
  • MacBook Air: de 2015 em diante
  • MacBook Pro: de 2015 em diante
  • Mac Pro: de 2013 em diante
  • Mac mini: de 2014 em diante
  • MacBook: de 2016 em diante

Estas são as novidades de forma resumida que poderá contar na nova actualização do macOS Monterey:

  • Controlo universal: uma nova função que permite controlar o seu Mac ou iPad movendo o cursor de um dispositivo para outro. Basicamente podemos colocar lado a lado um iPad, um Mac e com o cursor ir do ecrã do Mac até ao ecrã do iPad. Além disso, esta opção até permite arrastar ficheiros entre dispositivos. Um teclado, um rato, vários dispositivos praticamente sem latência.
  • App Atalhos: os atalhos do iOS são automações para realizar várias tarefas com o toque de um único botão. Alargam consideravelmente as funcionalidades para lá do que o SO traz nativo. Agora já pode criar esses atalhos no macOS.
  • Melhorias no Facetime: Um dos focos dos sistemas operativos Apple deste ano foi o FaceTime.  Agora, o utilizador poderá isolar o som de fundo para aprimorar a voz ou criar um modo retrato em tempo real se tiver um Mac com chip M1. Uma nova visualização é implementada para ver todos os participantes da chamada com o mesmo tamanho. Também é possível agora criar um link para uma sessão do FaceTime, permitindo ter utilizadores Android e Windows dentro da plataforma de videochamadas Apple.
  • Novo SharePlay: O SharePlay permite usar o FaceTime para partilhar o seu ecrã e tudo o que está a ver ou a ouvir. O som e imagem das chamadas FaceTime também são mais naturais. E com a app Mensa­gens é mais fácil encontrar e divertir-se com os conteúdos partilhados por amigos e familiares.
  • Partilhar Fotografias: As fotografias partilhadas com o utilizador na aplicação Mensagens terão a sua própria pasta na app Fotografias.
  • Melhorias no Safari: O menu do separador foi redesenhado para poder criar novos grupos, que são sincronizados com seus outros dispositivos. A barra de endereço também ficou mais compacta.
  • AirPlay chega ao Mac: O poder do AirPlay chega ao Mac. Partilhe, veja ou apresente conteúdos de outro dispositivo Apple no magnífico ecrã do seu Mac. Também pode ampliar ou projetar o seu ecrã para aumentar a produtividade.
  • Deteção de texto em Fotos: O Mac permite interagir com o texto de qualquer imagem. Clique num endereço e abra-o no Mapas. Faça telefonemas, envie mensagens ou guarde um número de telefone. Pode copiar e colar tal como faria com qualquer outro texto. E as informações pessoais das imagens não saem do seu dispositivo.

O processo de atualização do Mac é simples. Logo que o macOS 12 Monterey esteja disponível, ao abrir a Mac App Store, verá um banner a informar que a atualização está disponível. Esta versão também estará na categoria Atualizações da App Store para ter acesso a ela.

Ao clicar no banner ou na atualização, verá uma página com todas as informações sobre o mesmo. Nesta página, pressione o botão Download, e o download da atualização começará, um processo que pode demorar mais ou menos minutos dependendo da sua ligação à Internet.

Quando o download for concluído, terá acesso a uma janela que é o instalador que o guiará passo a passo pelo processo de atualização. Nele poderá escolher o disco rígido no qual deseja instalá-lo, bastando então esperar um pouco para que a atualização seja instalada.

Durante o processo, o computador irá ser reiniciado e depois levará algum tempo com a barra de progresso por baixo da maçã.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here