Máquinas da Alibaba e Microsoft superam humanos em teste de leitura

2620

A Inteligência Artificial desenvolvidas pela Microsoft e Alibaba pontuaram melhor que os humanos em um teste de leitura e compreensão da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos de América.

A Alibaba assegurou que foi a primeira vez que a máquina superou um humano na conhecida prova universitária SQuAD (Stanford Question Answering Dataset). A prova corresponde a cem mil questões e respostas, baseadas em mais de 500 artigos da enciclopédia online Wikipedia. O resultado da máquina foi comparado com a média de resultados de humanos.

O investigador da Alibaba acredita que esta tecnologia pode ser colocada ao serviço de museus ou hospitais para efeitos de inventário ou leitura de repostas a inquéritos. O teste ocorreu na última semana, que também contou com a participação do departamento de inteligência artificial da Microsoft.

Os computadores estão cada vez mais em território humano. Depois de mostrarem que dominam no xadrez, na escrita e até que conseguem compor um albúm de Europop, os computadores conseguiram agora ter melhor nota num teste escolar do que um humano.