Máquinas para comprar Saldo, cartões SIM e outros serviços

0
2249

No mês passado tivemos uma publicação sobre uma máquina na França que irá permitir a compra de cartões SIM sem ir à loja iniciativa da empresa Free Mobile. Como os franceses ainda têm este plano agendado, na Roménia já vive esta realidade faz tempo.

Não sei ao certo quando foram instaladas estas máquinas na Roménia, mais já utilizo-as há mais ou menos 3 anos. São usadadas 3 tipos de máquinas (epin, ROMPAY, QIWI) e num mundo de concorrência todas as Operadoras (Vodafone, Orange e Cosmote)  aderiram ao serviço prestados por estas empresas.

A máquina epin encontra-se estritamente nas ruas, a Rompay encontramos poucas nas ruas, a sua maioria encontra-se nas lojas, supermercados, metro, faculdades etc. A QIWI é a única que não vi nas ruas

A epin é muito simples de utilizar mesmo para um leigo porque até todas as instruções são bem claras, e leva-te aproximadamente 3 a 5 minutos para processar o teu pedido. Nela podes comprar Saldo/Crédito ou um cartão SIM se for necessário, vantagens para a Vodafone e Cosmote. A Orange é a única que não vende cartão SIM. E a grande vantagem da epin é que ela oferece o resto e tem a opção de cancelares a operação e retornar o teu dinheiro (caso canceles ou o resto que ela retornar é apenas em moedas).

epin permite comprar saldo a partir do site da empresa, www.epin.ro ,  uma vantagem que eu vi em relação as outras duas empresas.

Maquina - epin

A Rompay, por sua vez não podemos comprar  cartão SIM. Mais ela nos permite carregar o nosso telefone Vodafone, Cosmote, Orange, Zapp, produtos da Avon, Gás, energia ENEL (em angola é EDEL) E a partir do site deles tem as instruções de como ser um sócio deles (cliente registrado).

Maquina - Rompay Point

A QIWI Roménia, inclusive no Brasil também tem. A QIWI Roménia não nos permite comprar cartão SIM. Não fugindo muito das outras e quase com os mesmos serviços da Rompay, a QIWI oferece alguns serviços adicionais.

Maquina - QIWI

Serviços de pagamento pelo sistema QIWI:

  • Saldo para Telefone Móbil: Vodafone, Orage, Cosmote
  • Facturas de: Energia, Gás, Telefone Fixo e TV a Cabo
  • Seguro de Automóvel
  • Publicidade
  • Bilhete de avião (Blue Air)
  • Bilhete de Comboio
  • Licença do Antivirus Kasperky
  • PayPal
  • Software
  • Doação
  • Outros Serviços

Com tudo sou um usuário da epin desde então e gosto dela também pelo facto de poder devolver o resto, a Rompay utilizei uma vez e errei ao inserir a primeira nota e engoliu e não contou no crédito (ter muito cuidado ao inserir o dinheiro) a QIWI nunca tive a oportunidade de utilizar. Cada uma com a sua vantagem e desvantagem.

Curiosidade: As próprias Operadoras estão a desenvolver Apps para Smartphones, e a partir destes Apps, podemos  Controlar os nossos custos, pagar facturas, comprar Saldo, ver promoções, procurar agências próximas de ti ou as que estão abertas, Assistência, e Chat.

Alguns dos serviços disponibilizados por esses “terminais automáticos” já existem em Angola via “Multicaixa“, mas podemos implementar muitos outros serviços, um deles é o da compra de cartões SIM.

Será que a Unitel e Movicel aceitarão desafio? 

Por MenosFios.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here