Microsoft disponibiliza gratuitamente máquinas virtuais do Windows 11

1837

A Microsoft disponibilizou recentemente novas máquinas virtuais com o Windows 11 22H2 ou Windows 11 2022 Update voltadas para desenvolvedores interessados na criação de novos aplicativos compatíveis com o sistema operacional. As máquinas virtuais estão disponíveis gratuitamente para quatro diferentes plataformas de virtualização: Hyper-V (Windows), VMware (Windows), Oracle VirtualBox (Windows, macOS e Linux) e Parallels (macOS).

Com relação às soluções de virtualização suportadas pelas máquinas virtuais, o Hyper-V é gratuito já vem incluso nas edições Pro e Enterprise do Windows 10 e 11. O VMware Workstation Pro é uma solução de virtualização paga, enquanto o VMware Workstation Player é gratuito para uso doméstico. O Oracle VirtualBox é uma solução de virtualização gratuita e com código aberto. Por último, o Parallels Desktop é uma solução de virtualização paga para macOS.

De acordo com a Microsoft, além de virem com a versão de avaliação do Windows 11 Enterprise 22H2 pré-instalada, as novas máquinas virtuais disponibilizadas pela empresa também incluem ferramentas para desenvolvedores como o Visual Studio 2022, o Windows Subsystem for Linux (WSL) 2 habilitado e com o Ubuntu instalado, Windows Terminal instalado e habilitado como utilitário de linha de comando padrão e Modo Desenvolvedor habilitado.

Um detalhe importante é que embora as máquinas virtuais estejam disponíveis gratuitamente para download, elas possuem um prazo de expiração: 10 de janeiro de 2023. As versões atualizadas das máquinas virtuais com um novo prazo de expiração devem ser disponibilizadas pela Microsoft após estas expirarem. Como alternativa, os desenvolvedores podem utilizar uma chave de produto válida do Windows 11 Enterprise para ativar o sistema operacional sem se preocupar com o prazo de expiração.

  • Conteúdo das máquinas virtuais com o Windows 11 22H2

– Windows 11 Enterprise 22H2 (versão de avaliação)
– Visual Studio 2022 Community Edition com UWP, .NET Desktop, Azure e Windows App SDK for C#
– Windows Subsystem for Linux 2 habilitado e com Ubuntu instalado.
– Windows Terminal instalado
– Modo Desenvolvedor habilitado no Windows 11

Os desenvolvedores podem fazer o download das máquinas virtuais a partir dos links abaixo. Cada uma delas tem cerca de 20 GB:

Download – Máquina virtual para o Hyper-V
Download – Máquina virtual para o VMware Workstation Pro/Player
Download – Máquina virtual para o Oracle VirtualBox
Download – Máquina virtual para o Parallels Desktop

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui