Milhares de smartphones Android deixam de ser compativeis com serviços da Google

0
1119

A partir de hoje, 27 de Setembro, milhares de smartphones com o sistema Android, vão deixar de ter acesso a vários serviços da Google, nomeadamente o Google Maps, o Gmail, o YouTube.

Essa medida vem depois de alguns meses  atrás a multinacional Google ter estabelecido um limite para o suporte às versões mais antigas do sistema Android. Marcada para acontecer no dia de hoje, 27 de setembro, esta mudança vem deixar de fora milhares de smartphones Android com a versão Gingerbread (2.7.3) ou anterior.

Em sua defesa, a Google diz que está a aumentar os seus padrões de segurança, e que infelizmente para essas versões já não é possível assegurar a segurança das mesmas, visto estarem no mercado a mais de 10 anos, estão sujeitas a serem recorrentemente alvos de  ataques e fontes de problemas de segurança por piratas informáticos.

MAIS: Google passa a avisar quando pesquisas não são fiáveis

Segundo ainda o comunicado oficial da Google, que revelou em julho, a partir de dia 27 de setembro, os utilizadores vão começar a ter problemas a aceder aos serviços da Google. Ao tentar ler o e-mail no Gmail, ao aceder ao YouTube ou tentar usar a conta no Google Maps vai ser mostrada uma mensagem de erro, erro esse que estará associada ao nome de utilizador ou à palavra-passe.

De informar ainda que esta mesma situação poderá acontecer se o utilizador tentar fazer uma reposição de fábrica do seu smartphone Android. No processo de configuração vão surgir mensagens de erros de autenticação e este processo não será possível de terminar.

As recomendações da Google são iguais às de muitos outros fabricantes e em situações similares. Deverá ser realizada a atualização do smartphone se for possível, para a versão 3 ou superior do Android. Caso não seja possível, o telefone deverá ser substituído.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here