MINTTICS lança projeto de implementação da infraestrutura da cloud nacional

1411

Angola conta agora com um Projeto de Implementação da Infraestrutura da Cloud Nacional do país, que vem com o objetivo de promover o desenvolvimento digital, melhorar a perceção do cidadão sobre a governação e eficiência, bem como cultivar talentos locais em TIC.

O projeto que serve ainda para oferecer serviços de Nuvem em Angola e estabelecer uma base para a transformação digital nos mais variados sectores do país foi lançado nesta quinta-feira(16), através do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI).

Com presença no evento do Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Mário Oliveira, o Projeto de Implementação da Infraestrutura da Cloud Nacional de Angola resulta da assinatura de um Memorando de Entendimento em dezembro de 2021, entre o Governo de Angola e dos Emirados Árabes Unidos, operacionalizado entre a Multinacional Presight e o respetivo ministério angolano.

MAIS: Plano espacial nacional alinhado com agenda global de desenvolvimento

Segundo ainda o que foi revelado, a infraestrutura da Cloud Nacional de Angola é uma nuvem Governamental, Unificada, construída sobre os Data Centers do Governo, com capacidade para oferecer mais de 80 Serviços Ecológicos.

O Projeto prevê a migração das Aplicações existentes e a implementação de novas Aplicações para a Nuvem Unificada Governamental.
Localizado no Camama, em Luanda, o edifício onde está instalada a Cloud Nacional de Angola, apresenta-se com 2 andares pré-fabricados de Data Centers Modulares numa área de 860 m2.
Este projeto tecnológico vem completar, também, a rede dedicada do Estado angolano que interliga todos os Departamentos Ministeriais a Assembleia Nacional, num anel de fibra com a capacidade de 50GB.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui