Moçambique conta com uma plataforma online de ajuda para exames de admissão em Universidades Públicas

678

Na maioria dos países, o acesso às Universidades Públicas está sempre associado a um elevado grau de dificuldade. Essa dificuldade na maioria das vezes consiste pela fraca preparação dos candidatos.

De maneira a ajudar os candidatos que pretendem ingressar em universidades públicas em Moçambique, criou-se a Fakul, com lema “Marrar nunca foi tão fácil“, uma plataforma web que permite estudar, encontrar exames, testes para ajuda nos exames de admissão em universidades públicas.

Por intermédio desta plataforma, os candidatos em Moçambique podem ainda encontrar  os guiões de correcção de testes passados para o seu curso e outros, explicadores para lhe auxiliarem no seu percurso, e conta ainda com um fórum onde os candidatos ou estudantes podem submeter as dúvidas e perguntas para discussão, e por fim e encontrar a ajuda que precisa para prosseguir com os seus estudos.

A plataforma foi desenvolvida pelos jovens Osvaldo Maria, Frenque Sitoe, Amarildo Come e Celso Maxlhaeie, no ano passado. Auxiliada pela MozDevz, a equipa está a desenvolver uma versão mobile da App; e muito em breve os centros de preparação para exames de admissão poderão usar a página para promover serviços.

Será interessante ter uma plataforma do género em Angola? 

Actualmente Angola conta com 28 instituições públicas de ensino superior, divididos por 7 regiões, e seria proveitoso que os candidatos à exame de admissão pudessem contar com uma plataforma de auxilio nos exames para o ingresso nestas instituições.