Moçambique. Lançada plataforma de saúde “Dr.Moz”

0
834

Foi recentemente lançado em Moçambique um aplicativo que garante o atendimento médico geral e especializado nas áreas de saúde e bem-estar.

Denominado “Dr.Moz“, a solução tecnológica  é uma plataforma de telemedicina que foi desenhada para os utentes e profissionais com o objectivo de levar mais e melhor saúde a sociedade civil moçambicana.

Segundo a nota oficial dos “founders”, o aplicativo permite estabelecer interacção entre médicos e pacientes, fazer marcação de consultas e localizar os profissionais mais adequados às necessidades de cada um. O “Dr.Moz” possibilita ainda a identificação d emedicamentos, farmácias, clínicas, hospitais e serviços ligados ao sector da saúde, sem que o paciente/utilizador tenha de sair de casa.

Para Sabina Ali, co-fundadora do aplicativo, o mesmo é um mecanismo eficiente para auxiliar na identificação e tratamento precoce de várias doenças.

Com a ajuda do aplicativo, problemas de saúde poderão ser evitados ou tratados nos estágios iniciais. Por exemplo, para pessoas sem tempo para ir ao médico, para algo tão trivial como uma tosse ou uma dor de estômago, esta negligência pode resultar em problemas mais graves como uma pneumonia ou úlcera. Através da plataforma tornar-se possível realizar uma consulta sem ter de se deslocar“, disse a empreendedora.

MAIS: Moçambique: Saúde utiliza drones para transportar amostras

Por outro lado, para Basit Gani, médico de clínica-geral, ressaltou o facto de o aplicativo “Dr.Moz” ajudar a reforçar a conexão médico-paciente.

Nós tempos actuais, a telemedicina tornou-se  uma ferramenta importante na área da Saúde. A consulta presencial não é a única forma de exercemos o nosso papel como médicos. Com esse aplicativo os pacientes podem pedir orientanções e tirar dúvidas. Penso ser uma forma de honrar o juramento de Hipócrates, pois um médico não abandona os pacientes, e a telemedicina veio garantir exactamente isso“, frisou.

Ainda falando sobre o “Dr.Moz”, salientar que os utilizadores da plataforma podem também identificar locais onde possam adquirir medicamentos e encontrar informações sobre a localização e horários de funcionamento de hospitais ou clínicas.

O aplicativo disponibiliza também uma base de dados com informações detalhadas sobre potenciais doadores de sangue que, em caso de necessidade, são contactados para ajudarem a salvar vidas.

Juntamente com os serviços públicos moçambicanos, o “Dr.Moz” garante aos utilizadores mais frequentes e com necessidades específicas e contínuas de saúde pacotes promocionais de subscrição, onde ao utilizar o mesmo, o utente beneficia de descontos especiais nas consultas médicas presenciais, “on-line” e na compra de medicamentos.

A tecnologia envolta ao aplicativo foi gerado pelo ADN África, que é uma empresa criada por profissionais com experiência comprovada no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em África, Europa e Ámerica Latina, que pretendem ser agentes de “disruptive innovation”, contribuíndo assim para o crescimento e melhoria dos mercados e sectores onde actuam. Através de introdução de soluções e modelos de negócios verdadeiramente diferenciadores assentes na Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo.

Para mais informações sobre o “Dr.Moz” clique em aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui