[Moçambique] MCTES lança cursos on-line de segurança cibernética

1000

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) de Moçambique, através do Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), lançou recentemente uma gama de cursos on-line sobre comportamentos seguros no espaço cibernético.

A iniciativa, que prevê alcançar cerca de 2000 cidadãos, visa promover a interação em matérias de segurança cibernética com a sociedade e partilhar conhecimentos, em larga escala, através de cursos abertos, massivos e on-line, para os cidadãos moçambicanos, em geral, incluindo funcionários do sector público, academia e jornalistas.

MAIS: [Moçambique] MCTES traça planos para dinamizar atividades de inovação e digitais

Na ocasião, o administrador para área corporativa do INTIC, Luís Canhemba, frisou que a ação se enquadra no Programa número 25 da Estratégia Nacional de Segurança Cibernética aprovada pelo Governo de Moçambique, que prevê o desenvolvimento de programas de consciencialização sobre os riscos associados ao uso do espaço cibernético.

No total são quatro cursos on-line, contínuos, designadamente cidadão ciberseguro, cidadão ciberinformado, consumidor ciberseguro e cidadão cibersocial, ministrados em língua portuguesa e desenhados em colaboração com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNSC) de Portugal. Os cursos acontecem na esfera da cooperação entre as duas instituições, estando disponíveis no sítio do INTIC, IP e do CSIRT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui